Top of Mind: o que é, qual a importância e como aplicar

Top of Mind: o que é, qual a importância e como aplicar

Tempo de leitura: 6 minutos

Ter sua marca gravada na mente das pessoas é o desejo de qualquer empreendedor. Para ser um Top of Mind, é preciso reunir estratégias e se destacar frente à concorrência.

A pesquisa Top of Mind é utilizada por muitas marcas para saber qual é a visão do público em determinado segmento.

Você já teve sua marca citada em uma pesquisa desse tipo? Você sabe como o Top of Mind funciona? Confira nosso artigo e fique por dentro do tema!

O que significa top of mind?

Segundo a tradução, top of mind significa topo da mente, ou seja, o que cada indivíduo se lembra primeiro a respeito de qualquer coisa.

Quando se fala em refrigerante, qual a primeira marca que vem a sua mente? E no segmento de eletrodomésticos, lâmina de barbear, palha de aço, roupas? Várias marcas vieram a sua mente, correto? Essas são as suas empresas Top of Mind.

Cada pessoa tem preferências e marcas enraizadas em seu pensamento. Dessa forma, o Top of Mind é utilizado para medir o que é mais lembrado por determinada parcela da população.

A principal pergunta da pesquisa Top of Mind é justamente essa que fizemos para você: “Quando falamos de determinado segmento, qual a primeira marca que vem a sua mente?”.

A partir do momento em que se descobre o que está mais enraizado na mente das pessoas, é possível mudar o planejamento estratégico, seja para aumentar a popularidade e se destacar ou para se manter no topo, sendo sempre a marca fiel das pessoas.

Como é feita a pesquisa Top of Mind?

Como já citamos, a pergunta principal da pesquisa Top of Mind é sobre qual marca é lembrada primeiro pelos indivíduos em determinado segmento.

Essa é a pergunta essencial, mas não é a única que compõe a pesquisa.

A Top of Mind é uma pesquisa feita por amostragem e que deve ser realizada com pessoas diferentes para colher resultados proveitosos.

Por isso, ter informações sobre idade, sexo, localidade, emprego, classe social e hábitos de consumo é de extrema relevância para o cruzamento das informações.

Interessante frisar que as pesquisas Top of Mind podem ser espontâneas ou induzidas:

Nas espontâneas, a pergunta principal é aberta e o entrevistado responde o que vem à mente, desde a marca do bairro até aquelas famosas, gerando resultados mais amplos.

Já nas induzidas, algumas marcas são sugeridas para os consumidores, diminuindo as opções. É uma abordagem interessante para se comparar diretamente concorrentes.

A pesquisa Top of Mind pode ser feita presencialmente, por telefone ou de forma on-line, mas é importante contar com o suporte de consultorias, institutos ou parceiros para que as metodologias sejam eficazes e os resultados não sejam distorcidos.

Essa pesquisa, que pode ser realizada por muitas empresas, popularizou-se no início da década de 90, quando o Datafolha começou a ir às ruas e perguntar sobre diversas categorias de produtos e serviços.

Desde então, o instituto faz uma pesquisa Top of Mind a nível nacional, com premiações e grande visibilidade.

Por que é importante conhecer as Top of Mind?

Saber quais são as empresas Top of Mind e, até mesmo, ser uma delas, é muito importante.

É preciso saber como anda a concorrência em seu segmento e o que é necessário fazer para alcançá-la.

Ser Top of Mind tem a ver com qualidade dos produtos e satisfação dos consumidores, afinal, o público só se lembra do que foi muito negativo ou positivo para ele.

Ser lembrado tem a ver com credibilidade e nada melhor do que ser uma referência no seu meio de atuação.

Antes de chegar ao topo, é preciso muito trabalho, investimento em marketing, bom relacionamento com clientes e uma imagem de confiança, obtida com constantes processos e mensuração de resultados.

E, antes mesmo de fazer a pesquisa Top of Mind, é preciso conhecer muito bem o seu público e a jornada dele. Afinal, existem pessoas que sua empresa vai conquistar com maior facilidade e outras que irão demandar mais esforços.

Mesmo depois de alcançar esse patamar de Top of Mind, é preciso trabalhar para se manter na mente das pessoas e ter a confiança delas.

É claro que, para se tornar uma marca citada em pesquisas Top of Mind, é preciso planejamento, metas e estratégias e existem alguns recursos fundamentais para isso, como consistência de marca, identidade e foco no público.

Para ser uma marca lembrada pela população, é essencial ser consistente e presente. Não adianta se anunciar por alguns meses e sumir. O público grava informações que recebe a todo tempo, por isso é preciso que as marcas se exponham rotineiramente.

Conhecer o público é essencial para qualquer tipo de estratégia, principalmente para estar nas pesquisas Top of Mind. É essencial conhecer quem são as pessoas que estarão predispostas a utilizar o produto ou serviço e elas devem ser o maior foco de exposição da marca.

Mesmo que o consumidor não utilize tal marca exatamente naquele momento, se você estiver consistente na mente dele, quando precisar do seu segmento, seu nome surgirá.

Outro ponto importante é a identidade da marca. As pessoas associam nomes a imagens, logos. E com produtos e serviços não é diferente. Sua marca será lembrada pelo design, pelas cores, pela comunicação, pelo atendimento, entre outros.

Cuidar para que a expressão da marca seja compreendida é essencial para entrar na mente das pessoas.   

Conclusão

A pesquisa Top of Mind consegue estabelecer uma visão da força que as marcas possuem no mercado e nos mais diferentes públicos.

Ela é também uma oportunidade de saber o que falta para se destacar e identificar novas oportunidades de lançamento de produtos ou serviços.

Uma marca que é bem lembrada pelo público certamente tem grandes vantagens e pode ser a escolha de muitos consumidores.

É importante sempre ter em mente que, atualmente, não faltam opções para os consumidores. Acontece, justamente, o contrário: a variedade é tão grande que, às vezes, eles nem conseguem escolher.

Com tanto produto e serviço à disposição, destaca-se quem melhor transmite mensagens, combina serviço com experiência do consumidor e é visto. Afinal, a máxima do “quem não é visto não é lembrado” é mais do que verdadeira para a pesquisa Top of Mind.

As pesquisas Top of Mind fornecem informações muito importantes sobre as opções de compra e preferências do consumidor, por isso ela é muito relevante para as estratégias empresariais. Você já fez alguma pesquisa Top of Mind na sua empresa? Você acredita que sua marca está presente na mente das pessoas? Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre o tema e conte conosco para montar sua pesquisa!

Deixe seu comentário :)

comentários