SAC 2.0: a evolução do Serviço de Atendimento ao Cliente na web

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já deve ter ouvido falar em SAC 2.0, certo? Esse Serviço de Atendimento ao Cliente é um ótimo instrumento para atender o público de forma ágil.

Passar por diversos números de telefones e ramais não é uma experiência agradável para ninguém, por isso, cada vez mais, os consumidores têm procurado soluções on-line.

Você sabe como é o SAC 2.0 e como ele pode beneficiar sua empresa?

Confira nosso artigo agora mesmo!

O que é SAC 2.0?

O SAC 2.0 é basicamente um atendimento via canais digitais, através das redes sociais ou de chats no site de uma empresa.

Utilizar essa estratégia não é apenas criar scripts e protocolos prontos, mas ter equipes capazes de se comunicar e criar bons relacionamentos com os públicos.

O SAC tem o objetivo de ser uma experiência real de interação.

Porém, mais do que atender seus consumidores pelas redes, SAC 2.0 fala sobre monitorar marca, absorver menções e feedback e direcionar sua estratégia de atendimento com base nessas informações.

Uma importante característica do SAC 2.0 é a necessidade de uma reação rápida. É preciso que a empresa esteja sempre pronta para dar a resposta que o consumidor aguarda.

SAC 2.0 e redes sociais

Utilizar as redes sociais é muito comum nesse tipo de estratégia de atendimento ao consumidor, mas é importante ressaltar que não é só por meio delas que se dá o SAC 2.0.

A estratégia é tão associada e ligada a elas, pois as redes são ambientes muito preparados para a construção desse atendimento, seja pelo poder de aproximação ou de instantaneidade.

É muito importante trabalhar com o SAC 2.0 nas redes, mas é essencial lembrar que a rede social não é apenas um canal de atendimento. É preciso se manter com bons conteúdos e ter atitude para buscar oportunidades através das menções espontâneas.

Por que investir no SAC 2.0?

Criar boas experiências e manter ótimos relacionamentos com o público é essencial, por isso investir em diferentes estratégias é importante.

Agora que você sabe mais sobre o conceito do SAC 2.0, confira algumas de suas vantagens!

Expande seus canais de contato

Muitos são os canais pelos quais o consumidor pode entrar em contato com a empresa e tirar suas dúvidas, como suporte e FAQ, por exemplo.

Ao contar com mais uma estratégia como o SAC 2.0, seus canais se expandem ainda mais, dando mais opções e possibilidades para seus clientes.

Resolve problemas de forma mais rápida

Muitos problemas de consumidores se tornam maiores do que realmente precisavam ser. Isso ocorre, pois as situações não são tratadas quando surgem e, por isso, muitos canais são necessários, aumentando o tempo de resolução e a frustração.

O SAC 2.0 tem por característica ser o mais rápido e eficiente possível, sendo assim, os problemas são tratados inicialmente, diminuindo casos complexos para times de suporte.

Eficiente recurso de marketing

O marketing da empresa pode ser feito de diversas formas e cada ação tomada em diversos setores também pode refletir nesse ponto.

Ações, sejam elas boas ou ruins, causam impressões nos públicos e o sentimento que eles têm em relação a uma marca pesa na hora de escolher um produto ou serviço.

Empresas que contam com um SAC 2.0 e um atendimento estruturado e oferecem bom suporte e boas experiências para os clientes certamente saem na frente.

Fortalece o posicionamento de marca

Complementando o tópico anterior, uma boa gestão de SAC 2.0 faz com que a empresa seja vista com bons olhos pelo cliente, aumentando a sua imagem e reforçando o posicionamento da marca.

Marcas com boa reputação conquistam mais clientes e os deixam engajados a ponto de eles se tornarem divulgadores espontâneos.

Como adotar o SAC 2.0?

Cada empresa possui diversas necessidades e canais, levando a diferentes formas de implantar o SAC 2.0. Porém algumas dicas são essenciais e devem ser aplicadas em qualquer negócio.

Separamos algumas para você!

Defina o tom de voz da empresa

Mesmo que o SAC 2.0 não precise seguir um roteiro preestabelecido, algumas regras são importantes para que ele funcione.

É preciso definir qual tom de voz sua marca usa, passando assim a sua identidade através do atendimento.

Isso é definido com base na cultura da empresa e deve estar refletido na forma como o cliente será tratado em qualquer canal que decida utilizar.

Conte com uma equipe qualificada

As demandas dos clientes são diversas e cada caso precisa de um atendimento diferente. Sendo assim, é importante que a equipe esteja preparada e saiba lidar com diversas situações.

Para isso, é preciso contar com boas pessoas no time, afinal, são elas que vão levar muito da sua marca para o mercado.

Sempre treine sua equipe e para que esteja atualizada e seja o mais qualificada possível.

Responda rapidamente

Pode parecer óbvio falar disso, mas a rapidez é essencial para o SAC 2.0.

O consumidor não gosta de esperar e, se ele escolheu esse canal, é porque tem necessidade de agilidade na resolução de seus problemas.

O tempo de demora na resposta pode fazer você perder clientes e gerar resultados negativos para sua reputação.

E mais do que responder rápido, é preciso responder bem. Ter interesse verdadeiro pelo cliente e demonstrar empatia é fundamental. Garantir um atendimento humanizado, certamente, faz toda a diferença.

Mensure

É preciso colher métricas e resultados do desempenho do seu SAC 2.0. Defina o que é importante para sua empresa e esteja sempre por dentro do tempo de resposta, nível de satisfação e índice de solução.

Também é válido ver como o SAC 2.0 pode afetar a fidelização de clientes e a taxa de churn, por exemplo.

Conclusão

Utilizar SAC 2.0 é uma estratégia essencial e necessária nos dias atuais, em que a rapidez passou a ser ponto fundamental para os clientes.

Atender bem um consumidor, adiantar-se e resolver rapidamente os problemas dele pode ser um grande diferencial e colocar uma marca na frente da concorrência.

Relacionamento com o cliente e criação de boas experiências devem ser estratégias das empresas e tratados como prioridades.

Você já utiliza esta estratégia no seu negócio? Aproveite que você sabe mais sobre essa estratégia e fique ainda mais por dentro de gestão de relacionamento com o cliente!

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