Omnichannel: 4 motivos para integrar seus canais de vendas

Tempo de leitura: 6 minutos

Diversas vezes, termos e estratégias ficam em alta no mercado e causam dúvidas nas pessoas, não é mesmo? Omnichannel é um desses.

O termo omnichannel vem sendo muito comentado há algum tempo, mas nem todos sabem exatamente do que se trata.

Essa estratégia centrada no cliente pode ser muito útil para integrar suas ações de comunicação e vendas, tornando a experiência de compra ainda mais positiva.

Você sabe o que é omnichannel e como ele pode ser implantado em sua empresa? Saiba mais sobre o tema e coloque em prática agora mesmo!

O que é omnichannel?

Mais do que uma grande inovação, o omnichannel é uma resposta às demandas atuais do cliente na busca por uma experiência de compra melhor, mais completa e com menos barreiras entre on-line e off-line.

O omnichannel é uma tendência do varejo que se baseia na junção de todos os canais que a empresa utiliza. É sobre unificar o mundo on-line e off-line para os clientes.

A estratégia omnichannel busca integrar loja física, virtual, vendedores e consumidores. Por meio dessa integração, o consumidor satisfaz mais suas necessidades onde, quando e como desejar.

E, como tantas outras estratégias, o foco do omnichannel é o cliente. O consumidor é o centro desse plano de ação e tudo é pensado para a experiência e facilidade do público.

Quais os principais benefícios do omnichannel?

Quando bem implementadas, é evidente que ter estratégias centradas no consumidor faz bem para as empresas.

Adotar o omnichannel pode ser vantajoso para a sua organização, por isso, separamos alguns benefícios dessa estratégia para você.

Confira a seguir!

Captação de novos clientes

Ao integrar os canais de interação da marca, facilita-se a captação de novos clientes.

Quando o consumidor experimenta a mesma sensação em todos os ambientes que utiliza, o que é possibilitado pelo omnichannel, menor fica a distância entre seus canais, melhorando a jornada de compra.

Também vale ressaltar que, ao disponibilizar várias opções de interação, maiores são suas chances de atrair públicos diferentes e mais amplos.

Aumento da coleta de dados

Ter dados dos clientes é de extrema relevância para planejar conteúdo e implantar novas estratégias, e o omnichannel aumenta essa coleta.

Esse tipo de estratégia aumenta os locais em que os dados podem ser coletados.

Ao ter, por exemplo, uma tela interativa nas lojas físicas, é possível coletar informações de forma rápida e voluntária.

Captar informações dos leads é importante para a comunicação, dando chances de produzir conteúdos relevantes e trabalhar o cliente em uma jornada de compra.

Aumento na taxa de conversão

Quantas vezes um cliente não deixa de comprar algum objeto na internet por ter medo de não gostar e não conseguir trocar? Ou então, deixa de ir em uma loja por diversos motivos e não realiza a conversão em sua loja?

Ao implementar o omnichannel e ter vários canais de contato, o cliente se sentirá mais seguro e com mais vontade de consumir sua marca.

Dar clareza para os consumidores no momento em que eles buscam por novos produtos ou serviços garante pontos positivos.

Melhorar a experiência dele o torna mais do que um cliente, pode transformá-lo em um fã no futuro.

Aumento da satisfação do cliente

Esse é, sem dúvida, um dos maiores benefícios de utilizar o omnichannel, afinal, a satisfação do cliente está sempre em jogo e precisa ser tratada da melhor forma possível.

Ao implantar a estratégia omnichannel, como explicamos, diversos serão os contatos do público com a empresa.

Ao ter suas solicitações resolvidas em qualquer ambiente, receber bom atendimento e não ter grandes diferenças entre diversos canais, certamente a satisfação do cliente sobe de forma significativa.

Satisfação gera fidelização, leva o cliente a fazer negócios mais de uma vez e gera marketing espontâneo, fazendo com que outros públicos conheçam sua marca.

Como transformar o seu negócio em omnichannel?

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é e as vantagens do omnichannel, deve estar se perguntando como fazer essa estratégia virar realidade no seu empreendimento, certo?

O primeiro passo para que o omnichannel possa ser utilizado dentro da empresa é ter conhecimento sobre o seu público, afinal, é disso que se trata essa estratégia.

Conheça a fundo seus consumidores, sua jornada e hábitos de compra, suas demandas, expectativas e necessidades. É a partir daí que qualquer boa estratégia poderá ser traçada.

O próximo passo para o omnichannel é entender e integrar os canais da empresa. Analise com o que a sua organização já atua, para onde é possível estender a comunicação e o que será preciso implementar.

Faça com que os canais tenham os dados interligados, que o atendimento on-line seja o mais próximo possível do cliente, como seria no off-line, preze pelo design, pelas cores e pela ambientação e faça com que os ambientes sejam próximos de verdade.

Tornar-se omnichannel não significa apenas comprar no site e retirar na loja, por exemplo.

É preciso um trabalho muito maior para que a integração seja real e o cliente não sinta bruscamente a mudança de ambiente.

Além disso, como em qualquer estratégia, o omnichannel também pede que a empresa ouça os clientes, colete feedback e utilize-os para melhorar suas experiências e trajetórias de compra.

Não existe ninguém melhor para dar opinião sobre o seu negócio do que aqueles que o utilizam de fato, não é mesmo?

Conclusão

O omnichannel é hoje mais do que uma tática operacional das empresa, passando a ser de fato uma estratégia incorporada e importante.

É claro que, para estar sempre competitivo no mercado e oferecer diferenciais para os clientes, ações como essa fazem a diferença.

Porém é preciso que a empresa esteja pronta, alinhada e preparada para ser omnichannel de verdade.

Entregar uma completa experiência para o cliente pode parecer complexo, mas, sem dúvida, é recompensador e gera diversos resultados positivos para as empresas.

E para o omnichannel funcionar plenamente, é preciso mais do que estratégias e ações práticas, mas também uma mudança de mindset, treinamento para os colaboradores e cultura empresarial centrada no cliente.Agora que você conhece mais o omnichannel, você acha que sua empresa já está preparada para iniciar uma estratégia desse tipo? Aproveite que sabe mais sobre o assunto e conheça mais sobre pós-venda, importante momento para o público!  

Deixe seu comentário :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *