O que é newsletter e como melhorar a comunicação da sua empresa

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O marketing de conteúdo é um método essencial para as empresas se comunicarem, seja com o público interno ou externo. E, para ajudar você nessa estratégia de relacionamento, é muito importante saber o que é newsletter.

Os clientes não querem mais ser contatados apenas com uma intenção clara de vendas, é preciso investir mais nos interesses deles e no conteúdo que é gerado de acordo com essas informações.

Você sabe como entender o que é newsletter pode ajudar nisso? Neste artigo, vamos mostrar por que você deve adotar essa estratégia em sua empresa.

Confira nosso artigo e comece a sua newsletter agora mesmo.

O que é newsletter?

A newsletter, ou boletim informativo, é uma publicação fixa que a empresa divulga para seus contatos, sejam eles do público interno ou externo.

Assim como um jornal e uma revista têm sua periodicidade e linha editorial, a newsletter também traz conteúdos e tem formato característico de acordo com o perfil da empresa.

Na comunicação interna, além de ser feita por meios eletrônicos e enviada por e-mail, ela pode ser disponibilizada em murais dentro da empresa. Tudo vai de acordo com o perfil dos colaboradores, o canal e de que forma essa informação pode atingir o maior número de pessoas.

Para o público externo, mesmo sendo enviada por e-mail, ela não deve ser confundida com um e-mail marketing, que é focado em vendas. A newsletter pode até direcionar para alguma venda, porém seu foco é produção de conteúdo relevante para quem a recebe.

A newsletter procura oferecer informação que agregue valor para o destinatário e, com isso, busca gerar tráfego orgânico ao site ou blog de uma empresa.

Além disso, por saber qual público receberá esse conteúdo, é possível direcionar a mensagem de acordo com as demandas encontradas.

As newsletter só chegam a clientes e potenciais clientes que aceitaram receber esse conteúdo, geralmente preenchendo um cadastro nos formulários em sites ou blogs.

Esse tipo de conteúdo precisa ter periodicidade, linguagem objetiva e ser de fácil leitura, além de trazer novidades.

O grande objetivo é criar relacionamento e conquistar o leitor, que pode se tornar um cliente futuro.

Por que criar uma newsletter em minha empresa?  

Agora que você sabe o que é newsletter, pode estar se perguntando por que utilizar essa estratégia e não optar por outro tipo de conteúdo.

Vale lembrar que, no marketing digital, não é necessário escolher apenas uma estratégia e que uma ação não anula a outra. O ideal é que se trabalhe em conjunto para atingir os mais diversos públicos.

Ao adotar uma newsletter, algumas boas vantagens podem ser notadas pela empresa.

Separamos algumas para você. Confira!

Torna a empresa fonte de informação

Se a sua newsletter cumpre um bom papel e produz conteúdo de qualidade sobre o tema que sua empresa domina, seu negócio pode passar a ser fonte de informações e se tornar referência no nicho.

Captura leads e prepara seu futuro cliente

Como citamos, as pessoas se inscrevem para receber newsletter, demonstrando um interesse sobre sua área de atuação, mesmo que ainda não sejam clientes.

Dessa forma, além de aumentar sua base de leads, é possível informar o consumidor com conteúdos para auxiliar no processo de decisão na jornada de compra.

Fortalece a marca e cria relacionamento

O contato constante com os clientes e potenciais clientes faz com que a marca se fortaleça graças à proximidade com as pessoas e à relevância que ganha no mercado.

Além disso, cria relacionamento com os públicos, ponto crucial em qualquer organização.

Ser conhecido e conquistar a confiança dos consumidores é essencial para que os negócios fluam.

Como fazer sua newsletter?

Agora que você sabe mais um pouco sobre o que é newsletter, já deve ter percebido que não existe fórmula pronta para criá-la, não é mesmo?

Porém algumas dicas podem ser úteis. Separamos algumas delas para você!

Saiba quais são seus objetivos e suas metas

Como toda ação dentro de uma estratégia de marketing, a newsletter também precisa estar alinhada aos objetivos da empresa.

Mesmo que ela não seja um canal direto de vendas, é preciso saber o que se quer comunicar para que, em algum momento da jornada, o leitor torne-se um cliente.

Nesse ponto, é essencial saber onde se quer chegar e conhecer seu público-alvo, afinal, é ele que receberá o conteúdo.

Invista em um visual atraente

Não só o conteúdo é importante, mas também o visual da newsletter define muito sobre ela.

É importante investir em cores agradáveis e boa diagramação da página, por exemplo.

Além disso, é preciso tomar cuidado com as imagens, que são carregadas de acordo com a conexão do usuário. Utilize apenas o necessário e que seja realmente relevante.

É bacana também que as imagens sejam ligadas a um CTA (Call To Action), com o objetivo de conduzir o usuário a alguma ação.

Vale lembrar ainda que é importante que as imagens possuam textos alternativos, o alt text, assim, mesmo que ela não carregue, o recurso transcreve qual o sentido dela.

Pense no assunto da mensagem

De nada adianta criar uma newsletter agradável visualmente, com muito conteúdo relevante, se o destinatário nem abrir o e-mail, não é mesmo?

Por isso é preciso incentivar o lead a abrir a sua mensagem. Faça chamadas que despertem a curiosidade, mostrem algo novo ou inesperado.

Uma boa dica é apostar na sensação de urgência e de exclusividade.

Faça testes e mensure resultados

Antes de enviar a newsletter para o público, faça testes enviando cópias para você e outros colaboradores do seu time, e corrija os pequenos erros antes de direcionar o conteúdo.

Lembre-se de verificar mais de um serviço de e-mail utilizado pelos clientes, assim é possível notar alterações em diversos softwares.

Além disso, realizar testes A/B irá fornecer informações preciosas sobre quais elementos são mais atrativos para o público e, assim, alinhar a newsletter de acordo com as necessidades.

E claro, como qualquer estratégia, é preciso mensurar e analisar resultados. Defina métricas, conte com boas ferramentas de disparo de e-mails e colete informações que façam sentido em seu contexto.

Conclusão

Utilizar uma newsletter é muito importante dentro das organizações, afinal, que empresa não quer se aproximar e aumentar seu relacionamento com o público, não é mesmo?

Oferecer conteúdos relevantes pode ser um primeiro passo para uma longa jornada de compra e satisfação do cliente com seu negócio.

Agora, para colocar essa estratégia em prática, entenda seu público, mapeie seus conteúdos, conte com boas ferramentas e monte já a sua!

Aproveite que agora você está informado sobre o que é newsletter e confira um pouco mais sobre marketing de relacionamento e sua importância.

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