Entenda o que é endomarketing e quais os seus benefícios

Tempo de leitura: 7 minutos

Cuidar de uma empresa não significa apenas se preocupar com serviços e clientes. Para que tudo flua corretamente, é preciso também se atentar aos funcionários. E saber o que é endomarketing é de extrema importância para os gestores.

Sem os colaboradores, os serviços e produtos não são entregues e quanto menos satisfeitos eles estiverem, menor será a qualidade da entrega, não é mesmo?

Nem só de salários vivem os trabalhadores, por isso ter ações específicas para o público interno é muito importante e diferencia as organizações no mercado.

Você sabe o que é endomarketing e já adota algumas ações na sua empresa? Confira nosso post e saiba por que ele é tão importante!

O que é endomarketing?

Endomarketing é uma estratégia de marketing voltada para ações internas na empresa. Essa estratégia visa promover a boa imagem da organização entre os colaboradores, motivando equipes e diminuindo a rotatividade.

Os colaboradores têm papel muito importante para uma organização, afinal são eles que conhecem bem os processos e passam grande parte do tempo na empresa.

Ter um funcionário que fala mal da sua empresa afeta o nome da marca e afasta consumidores. O público interno tem que ser o primeiro a ser valorizado e cuidado para que também promova a marca.

Para entender o que é endomarketing, podemos falar de diversas ações que compõem a estratégia, como comunicação interna, benefícios e políticas de carreira, incentivos, eventos, palestras e até pequenos detalhes, como decoração e conforto do ambiente de trabalho.

As ações de endomarketing são criadas pelas equipes de Marketing e RH. Os dois times precisam se alinhar para que as estratégias surtam efeitos importantes.

O RH busca entender as necessidades do colaborador e os principais problemas internos, enquanto o Marketing visa oferecer soluções que engajem os funcionários.

Por que investir em endomarketing?

Depois de saber um pouco mais sobre o que é endomarketing, nada melhor do que entender por que investir nessa estratégia e saber como ela pode beneficiar sua empresa. Confira!

Colaboradores mais motivados

O endomarketing é essencial para a motivação dos colaboradores. Ao estar em uma empresa aberta a novas ideias e que pensa no bem-estar do público interno, o funcionário se sente valorizado, com mais vontade de realizar a sua função e colabora para o crescimento da organização.

Trabalhar em ambientes inspiradores e que cuidam do público interno é o desejo de muitas pessoas, assim, ao garantir isso para os funcionários, a empresa receberá em troca bons resultados.

Além disso, ninguém melhor para divulgar a marca do que quem trabalha com ela. Funcionários motivados elogiam a empresa e reforçam os atributos dela, tornando-se promotores dos serviços ou produtos.

Menor rotatividade de funcionários

O turnover, ou a rotatividade de funcionários na empresa, é um índice muito importante para entender a saúde da organização.

Perder muitos funcionários afeta a produtividade, gera mais gastos e faz com que setores como o RH tenham tarefas repetidas em pouco tempo e de forma desnecessária.

Ao ter colaboradores mais satisfeitos e motivados dentro do ambiente de trabalho, certamente haverá menos perdas de funcionários.

Quando percebem que estão inseridos em um contexto de trabalho em que a qualidade e o bem-estar são valorizados, poucos se mostram dispostos a trocar de trabalho.

Entender o que é endomarketing é saber que o colaborador não trabalha apenas por salário, mas por toda a experiência que ele adquire dentro da organização. Vestir a camisa da empresa é importante para que seja reduzida a rotatividade de funcionários.

Melhora do clima organizacional

Os trabalhadores passam muito tempo em seus ambientes de trabalho, por isso é importante ter um ambiente saudável, inspirador e o menos prejudicial possível.

As ações de endomarketing, além de motivarem, evitam problemas entre a equipe, diminuem fofocas e deixam o time ainda mais unido em busca dos objetivos.

Mais do que isso, ações desse tipo geram empatia e respeito entre os colaboradores. Equipes contam com pessoas dos mais diversos perfis e é essencial que exista respeito entre todos para manter um ambiente motivador.

Aumento da produtividade

Com o trabalho e o bem-estar valorizados, nota-se um aumento na produtividade dos colaboradores, e o fluxo de atividades e os processos passam a ser seguidos de forma mais precisa.

Quando o colaborador está satisfeito com seu trabalho, é mais fácil de ele ser proativo e entregar serviços ou produtos com ainda mais qualidade.

As ações de endomarketing também aproximam o colaborador da empresa, dessa forma, eles conhecem mais sobre a cultura, os objetivos, as missões e os valores da organização.

Com isso, é mais fácil fazer com que o público interno tenha em mente as estratégias e torne-se ainda mais assertivo e produtivo.

E, mais do que isso, ter uma empresa aberta a ouvir sugestões faz com que os colaboradores engajados deem ideias inovadoras que podem fazer toda a diferença no negócio.

Como implantar o endomarketing?

O endomarketing pode começar com simples ações e crescer ao longo do tempo. O importante é que ele comece e que os funcionários se sintam valorizados.

Para dar o primeiro passo, antes mesmo de planejar ações, é importante fazer pesquisas organizacionais e entender mais como os colaboradores enxergam a empresa e avaliam o ambiente de trabalho.

É preciso conhecer o perfil do seu público interno para traçar estratégias que tenham a ver com os funcionários.

Organizar eventos para o público interno, como palestras, workshops, cafés da manhã, comemoração de aniversariantes do mês, entre outros, também pode fazer parte das ações de endomarketing.

É interessante também usar esses momentos para ensinar algo aos colaboradores e valorizar o que eles têm de melhor. Vale a pena fazer encontros em que os próprios funcionários escolham um tema e compartilhem conhecimentos com os colegas.

Outro ponto muito importante para que o endomarketing funcione é que a comunicação interna seja feita de verdade. Não importa o tamanho da empresa, informações institucionais e avisos importantes devem ser do conhecimento de todos.

E, mesmo que salário não seja o único fator importante, ele é um grande motivador, não é mesmo? Por isso, ter uma política de benefícios é muito importante. E isso vai além de plano de saúde e vale-refeição.

Se estiver ao alcance da organização, é bacana ter auxílio para cursos, incentivo à prática de esportes, parceria com estabelecimentos que dão descontos para os funcionários, folgas em dias especiais, entre outros diferenciais, que podem parecer simples, mas agradam os colaboradores.

Cuidar do ambiente, além de ser dever da empresa, motiva os funcionários e faz parte do que falamos sobre o que é endomarketing. Trabalhar em locais confortáveis e acolhedores dão aquela vontade a mais para qualquer um.

Conclusão

O marketing de uma empresa deve ser feito de dentro para fora, por isso ter uma estratégia para os colaboradores é tão importante.

É essencial que cuidar bem do colaborador faça parte da cultura da empresa e esteja enraizado em todos os setores.

A preocupação com o colaborador está em pequenas ações que, ao longo do tempo, transformam empresas em referências, deixando-as até mesmo em listas de melhores organizações para se trabalhar.

Como você tem cuidado do seu público interno? Agora que sabe um pouco mais sobre o que é endomarketing, aproveite e conheça nossas soluções para ajudar você na comunicação interna!

Deixe aqui seu comentário!