O que é chatbot, como funciona e 7 razões para implementá-lo

Tempo de leitura: 5 minutos

Muitas são as formas de se aproximar do cliente e tornar a resolução dos problemas dele mais rápida e eficiente. Se você já procurou novos modelos para implementar a experiência do consumidor, já deve ter ouvido falar e se perguntado o que é chatbot, certo?

Ferramentas como essa agilizam o atendimento, sem que ele deixe de ser, necessariamente, personalizado e humanizado, melhorando a jornada do cliente.

Você sabe o que é chatbot e por que pode ser uma boa opção implementá-lo em seu negócio?

Confira nossas dicas agora mesmo!

O que é chatbot?

Os chatbots são softwares que simulam a fala humana e são capazes de interagir com o usuário de forma automatizada, conforme a sua programação.

Eles podem funcionar de diferentes formas, sendo alguns programados com bases em regras predeterminadas e outros utilizando Inteligência Artificial (IA), sendo capazes de interpretar e responder às mensagens por Processamento de Linguagem Natural, ou NPL.

Os chatbots podem também utilizar o machine learning, a prática de usar algoritmos para coletar dados, aprender com eles e tomar decisões a partir disso com a automatização do processo de análise.

No caso dos chatbots, o software é treinado para traduzir as informações passadas pelo usuário.

Os dados, chamados dados de entrada, são analisados pelo bot, formam um contexto e criam identificações.

Dessa forma, a máquina pode descobrir sozinha novos padrões nos dados, extrair e salvar.

Essa ferramenta está se aperfeiçoando cada vez mais e tem sido usada para atender clientes, dar informações sobre serviços, vender produtos, entregar conteúdos, entre muitas outras funções.

Os chatbots operam por diversos canais da web, seja em aplicativos próprios, dentro dos sites ou redes sociais. Geralmente, eles têm interface simples e são de fácil acesso aos usuários.

7 razões para você implementar os chatbots

Como você viu, os chatbots são simples de serem entendidos.

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é chatbot, vamos compartilhar algumas boas razões para você implementar essa estratégia agora mesmo!

1. Agilidade no atendimento

A agilidade no atendimento é um dos principais motivos para o uso dos chatbots. Ao ter um software com respostas automáticas, diminuem-se as filas de espera para atendimento, seja por telefone ou chat.

Ter respostas prontas e rápidas melhora a experiência do cliente e faz com que sua empresa ganhe vários pontos positivos com isso.

Além disso, se o problema for maior do que é possível de se resolver com o chatbot, ele pode direcionar para um atendimento real, mas já com informações prévias do cliente e de suas necessidades.

E mais do que agilidade, o chatbot ganha na disponibilidade.

Seus colaboradores não estarão disponíveis 24h por dia, mas o software estará. Dessa forma, os clientes podem receber suas respostas independentemente da hora em que entrem em contato.

2. Reduz trabalhos repetitivos

Muitos contatos que as empresas recebem em seus canais de relacionamento são para consultas simples de informações e perguntas repetitivas.

Assim como contar com um FAQ facilita essas respostas, ter um chatbot poupa tempo dos colaboradores, que podem focar clientes com necessidades maiores.

3. Maior engajamento com os clientes

O bom relacionamento com os clientes é busca constante das empresas e, para se estabelecer no mercado, crescer e manter reputação, é essencial pensar em seu público.

Os chatbots são formas práticas de transmitir como a empresa é para o cliente, mostrar a importância que o público tem e, dessa forma, aumentar ainda mais o engajamento e a satisfação.

Os softwares de chatbot são personalizáveis e permitem uma conversa rápida e informal com o cliente.

Nele, você pode usar um tom mais leve e, até mesmo, brincar com o público, criando interações ainda mais agradáveis.

4. Qualidade do atendimento

O atendimento humano, por mais treinada que seja sua equipe, pode variar de acordo com uma série de fatores e, infelizmente, nem sempre os clientes terão o mesmo tratamento e sairão satisfeitos dos atendimentos.

O chatbot tem um atendimento único, com filtros inteligentes e informações padronizadas. Dessa forma, o atendimento sempre será igual para todos que entrarem em contato e a qualidade sempre será alta.

5. Destaque no mercado

É muito importante se destacar no mercado e sair na frente da concorrência, por isso implantar um chatbot pode ser muito valioso para a imagem da sua marca.

Empresas que se reinventam, inovam e pensam no cliente sempre saem na frente no gosto do público.

Quanto mais satisfeito seu público estiver, maior as chances de ele voltar a fazer negócio, e mais, de divulgar espontaneamente sua marca, agregando novos públicos.

6. Integração com o CRM

É essencial que uma empresa conte com um bom CRM para armazenar as informações dos clientes e entender bem suas jornadas.

Com esse sistema, é possível integrá-lo ao chatbot, gerando ainda mais dados e informações para sua base, personalizando e agilizando ainda mais o atendimento ao público.

7. Possibilita a aplicação de pesquisas de satisfação

Colher feedback e aplicar pesquisas de satisfação é a melhor forma de entender o que seu cliente está pensando da sua empresa.

Com os chatbots, há mais uma chance de se aplicar uma pesquisa. Por meio de perguntas rápidas e práticas, os usuários dão novas visões sobre o que é possível desenvolver em seu negócio.

Conclusão

Algumas pessoas temem o uso dos chatbots por medo de eles “ocuparem” os lugares dos colaboradores. Engana-se – e muito – quem pensa isso, afinal, os chatbots são grandes aliados na otimização e agilidade dos processos.

Contar com um meio de respostas automáticas e programadas tira o esforço das respostas repetitivas das equipes, fazendo com elas foquem ações realmente estratégicas para o público.

O chatbot já é uma grande realidade nos mercados e contar com ele pode fazer toda a diferença em seu negócio.

Você já utiliza um chatbot ou já pensou em implementar essa estratégia? Aproveite que agora você sabe mais sobre o que é chatbot e confira algumas importantes dicas sobre atendimento online!

Deixe seu comentário :)

comentários