Motivar equipe: 8 formas de fazer seu time ser mais produtivo

Tempo de leitura: 6 minutos

Muitas são as tarefas dos gestores e, sem dúvida, motivar equipe é uma das mais importantes a serem realizadas. Uma equipe motivada produz mais e, consequentemente, rende mais em termos financeiros para as empresas.

Quando se fala em motivar equipe, pensa-se logo em dinheiro. É claro que a oferta de um salário atrativo e de benefícios é o que leva as pessoas a aceitarem um trabalho, mas nem de longe esse é o único fator que mantém um colaborador engajado e produtivo.

A satisfação do profissional depende de inúmeras ações que as empresas tomam para promover ambientes inspiradores e desafiadores.

Como você tem agido para motivar equipe em seu ambiente de trabalho? Confira algumas dicas que separamos para você e valorize ainda mais o seu colaborador!

Por que motivar equipe?

Além de pensar na satisfação dos seus clientes, é mais do que necessário levar em conta a satisfação do público interno, ou seja, seus colaboradores. São eles que terão contato com os consumidores e representarão seus serviços, produtos e valores.

Equipes engajadas e motivadas produzem mais, vestem a camisa da empresa e são boas divulgadoras de sua marca, afinal, nenhum consumidor gosta de ouvir coisas negativas sobre a forma como uma organização trata seu colaborador, não é mesmo?

Foi-se o tempo em que o salário era suficiente para lidar com o capital humano. Cada vez mais, passa a ser crucial lidar com outras questões a fim de entender melhor as necessidades dos indivíduos, sejam como profissionais ou não.

Motivar equipe faz parte do desenvolvimento da empresa e gera resultados positivos quando feito de maneira inspiradora.

Como motivar equipe?

Muitas são as ações possíveis para engajar times e motivar equipe, seja com bônus, treinamentos, reconhecimentos, happy hour, comemorações, entre outros.

A seguir, separamos oito dicas para você!

Tenha um ambiente funcional e acolhedor

Proporcionar um ambiente de trabalho saudável é o mínimo que as organizações podem e devem fazer, pois isso ajuda na motivação das equipes e melhora o clima organizacional.

É importante trabalhar em locais que ofereçam momentos de descompressão, que sejam alegres, bonitos e agradáveis, além de terem um bom design.

Ninguém gosta de estar em um ambiente sujo, com móveis quebrados, sem arejamento, não é mesmo? Pense em todas essas questões e torne o espaço funcional e atrativo para todos que passarem por ele.

Reconheça seus colaboradores

Demonstre gratidão e não deixe de dizer obrigado pelas boas ações de seus colaboradores. Não trate as ações dos funcionários apenas como obrigação. Valorize as boas atitudes.

Reconhecimento e agradecimento fazem toda a diferença para motivar equipe dentro da organização.

Além disso, valorize a cultura do feedback. Não seja aquele gestor que só dá retorno aos colaboradores quando algo de ruim acontece.

Reúna as equipes para dizer o que tem dado certo, para elogiar e dar boas notícias. O feedback fortalece o relacionamento e o aprendizado entre a gestão e a operação.

Desafie e recompense

É importante manter os colaboradores desafiados e em busca de objetivos que envolvam cumprir metas e resolver problemas.

Ofereça desafios, mas saiba o que realmente pode ser alcançado. Não estipule metas surreais, que poderão minar a motivação da equipe.

Vale a pena oferecer recompensas para as equipes e os colaboradores que alcançarem os objetivos, mesmo que simples, como vale-presentes, almoços de comemoração ou qualquer simbolismo.

Lembre-se de que metas devem ser estabelecidas para todos os setores, não apenas para a área de Vendas, por exemplo. Proponha diferentes atividades em todas as áreas.

Outra dica fundamental para manter um ótimo ambiente de trabalho, é realizar regularmente pesquisas de eNPS para avaliar o engajamento dos colaboradores com sua empresa, e recompensar os setores que obtiverem as melhores notas.

Defina planos de carreira

A sensação de estar estagnado é um grande motivo de frustração e desmotivação para os colaboradores. Ao sentirem que não têm mais para onde crescer, certamente eles passam a procurar novos postos de trabalho.

Portanto é essencial oferecer planos de carreira e deixar bem claro como ele funciona. O plano de carreira ajuda a motivar equipe e faz com que o colaborador se sinta mais seguro no trabalho.

Tenha uma cultura interna estabelecida

Ter uma cultura interna faz com que os novos colaboradores se integrem mais facilmente e deixa o ambiente de trabalho mais agradável e produtivo.

O código de cultura é uma espécie de “manual” que define regras e deixa evidente as qualidades, os valores e os comportamentos que devem ser utilizados no ambiente de trabalho.

Qualifique seus colaboradores

Uma forma de motivar equipe e mostrar ao colaborador que ele é valorizado e incentivado é treinando os indivíduos. Para contar com pessoas preparadas, é preciso incentivar os estudos, o crescimento e a busca por novos conhecimentos.

Ofereça treinamentos, cursos, workshops, palestras, participação em eventos, internos ou externos, e incentive o compartilhamento de informações e aprendizado entre o time.

Valorize ideias e iniciativas

Muitos colaboradores se frustram, pois não se sentem ouvidos ou acreditam que suas ideias não têm valor para as empresas.

Esse é um grande erro da gestão, afinal, são aqueles que trabalham todos os dias com seu produto/serviço que podem dar soluções e ideias muito úteis para o negócio.

Ser aberto a sugestões e deixar o canal de comunicação disponível certamente é um grande fator para motivar equipe. Criar ações direcionadas ao público interno também ajuda a aumentar a motivação dos funcionários.

Seja um líder inspirador

Um líder de sucesso, que está pronto para motivar equipe e alcançar resultados, é aquele que inspira o time e é um exemplo para todos.

Não basta delegar tarefas e olhar tudo de longe. É essencial colocar a mão na massa e trabalhar com a equipe, conhecer o time e os indivíduos, assumir erros, e não culpar a todos, além de estimular o crescimento interno.

Independentemente do nível de atuação dos colaboradores, quebre barreiras e permita que todos aprendam com todos. Não deixe que a liderança seja um cargo completamente distante, em que as pessoas tenham medo de se reportar a ele.

Trabalhar em nível de igualdade é uma ótima maneira de criar um ambiente saudável e agregador.

Conclusão

Motivar equipe é uma tarefa muito importante, afinal, são os colaboradores que ajudam as empresas a alcançarem seus resultados e as metas almejadas.

Indivíduos motivados trabalham melhor e não enxergam a organização como um peso diário, mas sim como um local de aprendizado e crescimento.

Oferecer locais adequados, benefícios, cultura e experiências é de extrema importância. Por isso, ao exercer o papel de líder, nunca coloque o público interno em segundo plano. Como você está exercendo a tarefa de motivar equipe? Está cuidando dos seus colaboradores? Aproveite que agora você sabe mais sobre o tema e fique ainda mais por dentro da gestão de equipe!

Deixe aqui seu comentário!