Como usar o Instagram como canal de atendimento online?

Tempo de leitura: 6 minutos

O atendimento online é um dos recursos que empresas de todos os portes têm explorado para melhorar a experiência do seu cliente. Ter um bom atendimento e diversificar as formas de estar disponível para o seu consumidor é uma forma de demonstrar que se importa com a sua satisfação e que se esforça para que ele sempre sinta-se seguro ao adquirir um produto, além de ser algo que contribui no ato decisório da compra.

Por esse motivo, o Instagram tem sido cada vez mais utilizado para essa finalidade. Esse é um jeito de estar disponível em um dos lugares onde a maioria dos seus clientes gostam de estar durante todo o dia, além de ser um meio de fácil acesso para os usuários.

Quer saber mais sobre o atendimento online e como o Instagram pode ser um grande aliado para a sua empresa? Então, leia este conteúdo até o fim e esteja pronto para evoluir a sua qualidade de atendimento online ao consumidor!

O atendimento online

Atendimento online é todo o atendimento que a sua empresa presta para o seu consumidor via internet. Então, aqui a gente pode englobar as redes sociais, chat, e-mail, formulários de contato, entre outros.

Atualmente, esse tipo de atendimento já pode ser automatizado e muitas das dúvidas triviais do seus clientes já pode ser atendida por robôs com inteligência artificial e, até mesmo, aprendizado de máquina. Isso tem trazido muito mais agilidade no atendimento, potencializando ainda mais a satisfação do público.

São vários os recursos que modernizaram essa relação das empresas com seus clientes e a gente vai falar aqui sobre como o Instagram é uma dessas alternativas para evoluir seu canal de atendimento online.

O atendimento online de qualidade

É fundamental que, para prestar um atendimento online de qualidade, você tenha uma equipe dedicada para cada canal e capacitada para atender. Não basta apenas agilidade, é preciso ter um atendimento humanizado, empático e que resolva o problema do cliente.

Essas pessoas vão estar responsáveis por atender a demanda de acordo com os princípios e valores da empresa, respeitando a cultura e agindo dentro das premissas de linguagem estabelecidas. Para isso, promova treinamentos e reciclagens para os times e acompanhe de perto.

Os colaboradores que vão estar responsáveis pelo atendimento serão a parte mais valiosa na perspectiva do cliente. Mesmo que ele esteja ciente de que aquele é um canal virtual, ele precisa perceber que há cuidado para com a sua questão. Portanto qualifique-as e prepare-as para essa missão tão especial, que é atender as pessoas mais importantes para a empresa.

O Instagram para atendimento online

Hoje o Instagram é a rede social mais populosa. Com mais de 1,1 bilhão de usuários ativos por mês, a rede evoluiu bastante os seus recursos (e ainda está evoluindo) e hoje é um excelente canal para aproximação com o seu cliente.

As redes sociais são, historicamente, um ótimo local para manter o relacionamento com os seus consumidores. Com a evolução, hoje elas também são úteis para outros tipos de relacionamento, como vendas, aquisição e retenção de clientes.

O Instagram é um lugar para estar online e atender o seu cliente com agilidade, transparência e qualidade. Mas, quer saber como fazer isso e quais são os recursos que mais combinam com a missão de deixar o seu atendimento online impecável? Listamos abaixo, fique de olho!

Direct messages

As mensagens diretas (DM, sigla em inglês), são aquelas mensagens privadas que você pode mandar para qualquer perfil. Elas podem servir para contactar clientes que fizeram alguma manifestação via redes ou, simplesmente, podem estar abertas para o público. Quando houver alguma dúvida, reclamação eles terão mais praticidade em acessar o atendimento por este meio.

Para que essa comunicação fique ainda mais prática, é possível você automatizar esse processo. Com uma ferramenta de automação de Instagram, você conseguirá enviar mensagens diretas automáticas para os seus seguidores. Assim, você poderá otimizar o tempo e atender aos clientes com ainda mais agilidade!

A melhor parte é que você pode aproveitar a configuração da automação para direcionar o seu usuário para uma página oficial de atendimentos, por exemplo, se por acaso sua empresa ainda não tiver estrutura para atender via Instagram.

Publicações abertas

Você hoje tem diversos formatos de publicação para o Instagram. Os stories, o IGTV e o feed são uma excelente alternativa para educar o seu usuário e reduzir as chamadas e as ligações. Se você aproveitar esse espaço para falar sobre o seu produto, a sua empresa, os bastidores do negócio e demais informações importantes, os usuário podem precisar recorrer menos ao atendimento por outros canais.

Posicione a sua conta no Instagram com conteúdos que deixem o seu usuário à vontade para participar, perguntar e interagir com a sua marca.

Melhores Amigos

O recurso Melhores Amigos do Instagram tem ajudado muitas empresas no relacionamento com seguidores que são clientes. Também chamado de Close Friends, essa ferramenta permite que você eleja ou selecione alguns seguidores para terem acesso a conteúdo exclusivo pelos seus stories.

É uma boa alternativa para separar os clientes dos seguidores na sua rede e prestar atendimento, esclarecimentos e comunicados. Inclusive, você pode aproveitar esse espaço para dar consultoria sobre o seu produto ou serviço, por exemplo. A parte boa é que, para organizar a lista de pessoas e a gestão do Melhores Amigos, também é possível contar com uma ferramenta de automação, que cuidará de toda a parte burocrática e demorada.

Para concluir, podemos dizer que o atendimento online precisa ser ágil mas, também, qualificado. É preciso preparar os responsáveis pelo atendimento e aproveitar todos os recursos disponíveis para estar ao alcance do seu cliente a qualquer momento e em qualquer lugar.

O Instagram vai ajudar a ampliar a sua disponibilidade. A rede será útil nesse cenário, porque é prática para os usuários e porque facilita o relacionamento com o consumidor, especialmente se automatizar a rede e também o Melhores Amigos, já que isso vai otimizar bastante o tempo da equipe envolvida.

Por falar nessa automação, conheça o Gestor de Melhores Amigos do Bume. Essa é a ferramenta pioneira no mercado a propor gerenciar o seu Close Friends, inclusive para a gestão de assinaturas e atualização dos seguidores selecionados. Comece a utilizar o Instagram como um canal de atendimento online agora mesmo!

Conteúdo produzido pela equipe do Bume.

Deixe seu comentário :)

comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *