5 provas de que gestão do conhecimento é essencial nas empresas

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Com cada vez mais complexidade nos cenários empresariais, os mercados e profissionais precisam se adequar e se manter atualizados diante das informações e dos fenômenos ao seu redor, por isso a gestão do conhecimento é tão importante.

Valorizar o conhecimento dos colaboradores e incentivar as trocas de experiências pode garantir uma grande visão estratégica e ajudar no desenvolvimento das empresas

Cuidar dessa gestão é muito importante e faz toda a diferença! 

Você sabe o que é gestão do conhecimento e por que ela é essencial nos negócios? Saiba mais agora mesmo! 

O que é gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento é um conceito que engloba diversas ações que as empresas fazem – ou deveriam fazer – para identificar e analisar os conhecimentos de seus colaboradores e entender o que pode ser interessante para a organização e os profissionais.

Essa gestão é o processo de captura, distribuição e uso do conhecimento de forma efetiva e tem como principal objetivo conectar diferentes fontes de ensino e aprendizado.

Qualquer organização, independentemente de seu tamanho e ramo, deve se preocupar com a sua gestão de conhecimento.

E, para que atinjam esse propósito, essa gestão precisa cumprir alguns objetivos, que são a captura do conhecimento, o acesso a ele, o bom ambiente organizacional e a valorização do conhecimento.

O conceito engloba também a troca e as transformações de conhecimento disponíveis para que as empresas não fiquem dependentes de alguns funcionários e de suas competências. 

Para falar de gestão de conhecimento, é importante diferenciar dados, informações e conhecimento. Vamos ver essas definições a seguir!

Dados

Os dados representam fatos, registros de atividades, estruturas, estatísticas e números que podem – e devem – ser analisados para produzir informações. 

São informações iniciais que são importantes, mas precisam ser trabalhadas para terem maior significado. 

Informações

As informações são os dados agregados de forma proposital e com significado relevantes para a empresa.

Conhecimento

O conhecimento é derivado da reunião das informações que geram conteúdos relevantes. 

Ele está em constante mudança e, por isso, é preciso manter viva a troca e a gestão do conhecimento dentro das organizações.

Por que é essencial utilizar gestão do conhecimento?

A prática da gestão do conhecimento garante diversas vantagens para as empresas. 

Confira 5 benefícios que provam como a gestão do conhecimento pode ajudar no seu negócio! 

1. Acelera a inovação empresarial

Conhecimento gera novas ideias e aumenta a criatividade, acelerando a possibilidade de inovação dentro da organização. 

Quanto mais diferentes áreas de conhecimento estiverem conectadas, maiores serão as descobertas e a colaboração entre times.

Além disso, a empresa passa a ser mais rápida no alcance de suas metas e objetivos, afinal, quanto maior conhecimento, mais fácil é superar desafios.

2. Melhora a comunicação interna

Sabemos que a falta de comunicação é um dos grandes problemas da empresa e pode causar grandes prejuízos

Conectar pessoas por meio da gestão de conhecimento faz com que diferentes áreas conversem entre si, repassem informações importantes e criem menos atrito entre grupos.

3. Aperfeiçoa as práticas e os processos

Ao praticar gestão do conhecimento, as empresas passam a aprender com os colaboradores quais práticas e abordagens podem funcionar melhor em cada time e processo

Dessa forma, é possível aprimorar pontos importantes do trabalho de todos.

4. Organiza informações e mapeia conhecimento

Quando a gestão do conhecimento é vista como importante, os dados e as informações passam a ser vistos com mais cuidado, afinal, eles serão muito importantes para o passar das etapas.

Organizar assuntos importantes e mapear diferentes conhecimentos de variados colaboradores fornece grandes chances para aproximar projetos e funcionários, fazendo com que as soluções surjam de forma mais rápida.

5. Valoriza e motiva os indivíduos

Cuidar bem da gestão do conhecimento faz bem para o clima organizacional e para a motivação e o crescimento de cada colaborador.

No momento em que todos entendem que o conhecimento é importante e que o que cada um sabe é utilizado, gera-se grande sentimento de importância e busca contínua por qualificação. Essa troca beneficia tanto o funcionário quanto a empresa.

Além disso, valorizar o compartilhamento de conhecimento faz com que os funcionários estejam em níveis parecidos de saberes, diminuindo o cenário de que alguns sabem tudo e outros apenas executam.

Como aplicar gestão do conhecimento?

A gestão do conhecimento é uma tarefa diferente para cada cenário, mas algumas importantes etapas são úteis para todas as empresas e podem ajudar você. Confira! 

Faça o diagnóstico do conhecimento da empresa

O primeiro ponto essencial para a gestão do conhecimento é fazer um diagnóstico ou a gestão do capital intelectual. 

Nessa etapa é preciso identificar onde estão os conhecimentos dentro da empresa e como eles podem ser utilizados.

Entenda quem são as pessoas e o que elas precisam para realizar seus trabalhos, quem são aqueles que detêm mais informações e podem causar danos caso saiam da empresa.

Além disso, monitore como as pessoas já se conectam no dia a dia para essas trocas.

Mas vá além das pessoas. Mapeie os processos, o conteúdo que é produzido na organização, as tecnologias utilizadas e como de fato está sendo aplicada e valorizada a cultura organizacional no ambiente.

Planeje e implemente ações

Com o diagnóstico feito, é possível pensar nos objetivos e nas estratégias para a gestão do conhecimento

É importante então definir algumas ações para serem implementadas.

É interessante também definir responsáveis por cada parte do processo e incentivar atividades para engajar o máximo de colaboradores possível em busca do conhecimento compartilhado. 

Nessa fase é fundamental identificar quais competências são fundamentais para todos no desenvolvimento da empresa e, a partir daí, pensar em ações, como treinamentos, eventos, workshops e palestras. 

Monitore os processos

Depois de implementar algumas ações, é preciso definir indicadores de sucesso para avaliar o que tem sido ou não eficaz.

Metrifique e colete feedback com todos os envolvidos para que os processos sejam aprimorados e fiquem no molde ideal para a organização.

Lembre-se de divulgar os resultados para as equipes e promover um ciclo de motivação e engajamento em busca da gestão do conhecimento.

Conclusão

A gestão do conhecimento é essencial para as empresas. Funcionários que trocam ideias se sentem mais motivados, valorizados e melhoram o ambiente organizacional.

Além disso, quanto mais mentes pensam e ideias circulam dentro de um ambiente, maiores as chances de surgirem soluções, insights importantes e inovações que podem gerar benefícios para as organizações.

Gestão do conhecimento é mais uma tarefa que deve ser realizada internamente e encarada como investimento nos funcionários e na organização.Você já tem alguma ação para gerir e trocar o conhecimento existente em seu ambiente corporativo? Aproveite que agora você sabe mais sobre gestão do conhecimento e leia mais sobre gestão de equipe!

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