Gestão de equipe: o que é e o que pode fazer pelo seu negócio

Tempo de leitura: 8 minutos

Uma boa gestão de equipe faz toda a diferença dentro das organizações, tanto para a satisfação pessoal e profissional dos colaboradores quanto para os resultados e índices de produtividade de cada um deles.

Equipes motivadas e engajadas entregam melhores resultados, comprometem-se mais e agem verdadeiramente como times, além de se sentirem importantes para a empresa.

Para fazer a gestão de equipe funcionar de verdade, é preciso contar com algumas ferramentas e ter boas lideranças à frente dos negócios.

Como você tem lidado com sua equipe em seu empreendimento? Confira nosso post e saiba um pouco mais sobre gestão de pessoas, tema importante no mercado de trabalho!

O que é gestão de equipe?

Fazer gestão de equipe é conseguir extrair o melhor possível dos colaboradores, buscando sempre resultados convincentes e satisfação pessoal e profissional para cada um deles.

Por isso, é preciso gerenciar tarefas, objetivos, rendimento e, principalmente, manter a motivação e o engajamento das pessoas. Ao criar uma boa gestão de equipe, a empresa passa a contar com o alinhamento entre as estratégias e a execução.

Em tempos difíceis de mercado, contar com equipes comprometidas é essencial para o bom rendimento do trabalho. E esse tipo de atitude se reflete no externo do negócio, chegando aos clientes e aumentando a satisfação de cada um deles.

A gestão de equipe se alinha e se adequa a cada cenário diferente, afinal é preciso saber a melhor forma de lidar com tantas pessoas distintas em um só ambiente.

Porém um bom líder sabe delegar responsabilidades e busca desenvolver suas equipes de forma que tenham autonomia e motivação para as tarefas.

Uma gestão de equipe vai muito além de conhecimento técnico, e é preciso que sejam sempre desenvolvidas habilidades de liderança, comunicação, entre outras. O aprendizado contínuo é essencial para um bom andamento desse tipo de função.

Como fazer gestão de equipe?

Não existem fórmulas para fazer gestão e, como já falamos, cada cenário envolve particularidades e adequações.

Porém algumas técnicas e hábitos podem ser implantados e, aos poucos, tornarem-se parte da cultura da organização para desenvolver pessoas e times. Confira dicas que você pode colocar em prática agora mesmo em sua gestão!

Conheça sua equipe

Um bom gestor conhece bem a sua equipe e as particularidades, forças e fraquezas de cada colaborador, sabendo então direcionar cada um às atividades mais adequadas.

Além disso, é importante estar presente e entender mais sobre as necessidades e os desejos profissionais e pessoais dos funcionários. Quanto mais perto o gestor estiver, mais fácil entender certos erros e saber o que atacar primeiro para melhorar a performance.

É essencial que um gestor saiba observar e descobrir talentos dentro de uma equipe. Muitas vezes, pessoas se destacam pela comunicação, pelo poder de ensinar coisas às outras e por diversas habilidades que, por vezes, passam despercebidas.

É importante reconhecer e valorizar habilidades que certamente agregarão de alguma forma para a organização.

Forme boas equipes

Uma gestão de equipe começa com a contratação de novas pessoas. No processo seletivo já é preciso identificar se os candidatos são adequados ao perfil cultural da empresa e sentir como eles se sairão no dia a dia do negócio.

Muitos gestores negligenciam isso no momento da contratação e acham que pequenos problemas iniciais podem ser revertidos posteriormente. Esse é um erro comum e que pode ser evitado.

O conhecimento técnico pode ser adquirido, por isso é tão importante avaliar as soft skills, aquelas características comportamentais que fazem toda a diferença.

Um método interessante para ser utilizado na formação de um time de sucesso é o conceito CHA, teoria que está em alta e vem ganhando espaço nas organizações.

O CHA é acrônimo formado a partir de três competências para se julgar em um profissional: Conhecimento, Habilidade e Atitude. Essa tríade é responsável por ampliar os sentidos de habilidades, criando padrões.

Seguindo o método, passa a ser importante buscar profissionais com conhecimento sobre determinados assuntos, sabendo o que ele vai dominar de fato e contribua com valor para a organização.

Aliado à isso habilidade de oferecer resultados, afinal, não adianta apenas saber a teoria e não colocar em prática e não buscar soluções, certo? E para finalizar, a atitude, importante para que os profissionais não esperem que as coisas aconteçam, mas saibam agir de forma autônoma e eficiente.

gestão de equipe - método cha

Vale a pena pensar nessa estratégia no momento de selecionar pessoas para compor diferentes times na empresa.

Compartilhe planejamento e objetivos

Não centralizar as informações é essencial para o andamento do time, afinal ninguém consegue produzir de forma eficaz sem saber o porquê de estar fazendo algo, certo?

Compartilhe planos e objetivos e coloque todos por dentro do que é importante para a empresa, mostrando como eles são essenciais para que se atinja novos patamares.

feedback com frequência

Além de incentivar o trabalho dos colaboradores, é preciso acompanhar de perto o que está sendo feito e oferecer feedback, seja positivo ou negativo.

Não saber se está agradando ou não desmotiva e dá insegurança ao funcionário, que se fecha e, muitas vezes, deixa de lado iniciativas que seriam positivas para a organização.

Utilize ferramentas, trabalhe com avaliações de desempenho, pesquisa de clima organizacional,  métricas internas, adequando o que mais tiver a ver com sua equipe.

E lembre-se de que feedback não é apenas para críticas e cobranças, ele também é necessário para ressaltar pontos positivos e dar importância e crédito para o trabalho desempenhado.

Dê espaço para também receber feedback. É importante estar aberto para que a equipe tenha vontade e liberdade de ressaltar o que tem funcionado ou não.

Valorize o aprendizado

Incentive o aprendizado e o desenvolvimento dos colaboradores. Ofereça treinamentos, workshops, palestras, participação em eventos ou qualquer atividade que agregue conhecimento.

É importante que o funcionário tenha vontade de aprender e se sinta motivado para aplicar o que aprendeu dentro do ambiente de trabalho, alavancando resultados positivos.

Priorize o diálogo

Muitas empresas sofrem com a falta de comunicação entre seus setores, o que causa erros e desgastes desnecessários.

Jogue limpo com a equipe, exponha pontos positivos e negativos e não deixe que os colaboradores sejam os últimos a saber de algo. O público interno é de extrema importância e jamais pode ser esquecido.

Mantenha aberta a comunicação e incentive que os colaboradores se expressem, sem medo de erros. De simples ideias podem surgir soluções inovadoras para os negócios.

Além disso, são os funcionários que têm informações valiosas e percebem muito bem a empresa e o público. Ao ter um bom canal de comunicação, essas informações irão circular e mais fácil será traçar novos planos estratégicos.

Seja um líder, não um chefe

Essa dica é clássica, mas é extremamente válida. É preciso ter uma liderança que inspire e que transmita confiança aos colaboradores.

Foi-se o tempo em que os funcionários tinham medo dos chefes. Atualmente, para o bom andamento do trabalho, é preciso trazer o time para perto, e não o afastar devido a uma má gestão.

Coloque a mão na massa, tenha comportamentos que inspirem e seja próximo das pessoas. Simples ações refletem positivamente no andamento dos trabalhos de uma empresa.

Conclusão

Ter uma boa gestão de equipe colabora para a produtividade e o rendimento dos funcionários. Nada melhor do que ter um time comprometido, que realmente quer fazer a diferença em seu ambiente de trabalho, não é mesmo?

Tanto colaboradores quanto gestores precisam sempre se atualizar, buscar conhecimentos e mudar hábitos para que criem um ambiente que seja produtivo e bom para todos.

Além de estimular o crescimento individual, é muito importante incentivar o trabalho em equipe e a colaboração. As equipes precisam agir como times de verdade, afinal todos estão em busca de um mesmo objetivo.

Fazer gestão de equipe melhora o relacionamento e a satisfação dos funcionários dentro da empresa. Como você tem feito isso com o seu público interno? Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre o tema, coloque nossas dicas em prática e conheça um pouco de nossas soluções que podem ajudar o seu negócio!

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