Employee experience: 5 dicas para aprimorar na sua empresa

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Muitas empresas já estão se preocupando com as experiências do consumidor e criando estratégias nessa área. Mas é necessário ir além do cliente, é preciso pensar também no público interno, por isso o employee experience está cada vez mais em alta.

Cuidar das experiências dos funcionários, proporcionar um bom ambiente de trabalho e garantir o bem-estar das equipes é essencial para que os resultados sejam melhores e que o clima organizacional seja agradável.

O quanto se pensa nos colaboradores em sua organização e o quanto já está sendo adotado de employee experience

Confira nosso artigo e fique por dentro do tema! 

O que é employee experience? 

O conceito de employee experience tem bastante a ver com o de customer experience, afinal, ambos tratam de experiências, de ações e de estratégias para que a marca ou empresa deixe boas lembranças nos indivíduos. 

O employee experience é o conjunto de esforços para criar um bom ambiente de trabalho para os colaboradores, visando ao bom clima organizacional e à atração e retenção de talentos.

Além disso, ter real preocupação com os colaboradores faz com que a empresa se torne referência no mercado e objeto de desejo de muitos trabalhadores.

É extremamente importante se preocupar com os componentes da empresa, afinal, cada um deles certamente desempenha um trabalho importante para a organização. 

Colaboradores que não se sentem importantes, reconhecidos ou que estão em um ambiente com clima organizacional ruim demonstram desmotivação e menor produtividade e, com isso, mais conflitos surgem no ambiente de trabalho.

Por outro lado, funcionários que vestem a camisa da empresa trabalham com satisfação e motivação e encaram melhor os desafios, além de quererem crescer junto com a organização. 

Com essa simples comparação, fica fácil perceber a importância do employee experience, não é mesmo? 

Sendo assim, podemos dizer que maior engajamento, produtividade, atração e retenção de talentos certamente são benefícios de uma cultura que dá importância ao colaborador.

Como aprimorar o employee experience: 5 dicas para colocar em prática! 

Agora que você sabe um pouco mais sobre o que é employee experience, separamos algumas dicas importantes para ajudá-lo a implementar e aprimorar suas estratégias.

Confira!

1. Conheça – e siga – os valores da empresa

Antes mesmo de anunciar vagas e pensar em montar seu quadro de funcionários, é preciso estar alinhado verdadeiramente com os valores da empresa. 

Ter isso claro fará com que sua empresa atraia pessoas que estejam alinhadas a esse propósito.

Isso tende a diminuir as chances de frustrações e quebra de expectativas dos dois lados, tanto do funcionário quanto da empresa.

O código de cultura da organização deve ser coerente e condizente com a realidade. Por isso é preciso conhecer de fato o ambiente, coletar informações com pessoas de diferentes hierarquias e diagnosticar os valores em comum. 

2. Conheça seus funcionários

Independentemente do tamanho de seu negócio, é preciso conhecer seu público interno para traçar estratégias e ações.

É natural que existam diversos perfis em uma empresa, logo cada um possui visões diferentes a respeito de atividades, processos e tarefas do negócio.

Entenda as necessidades, reconheça quais são as maiores dores e determine o quanto cada problema influencia no desempenho individual e do grupo. 

Os colaboradores fazem com que a empresa caminhe, por isso nada mais necessário do que conhecê-los bem.

3. Desenhe a jornada do colaborador

Assim como na jornada do consumidor, para um bom employee experience, é preciso conhecer e entender a jornada do colaborador.

Essa jornada começa antes mesmo de um novo funcionário iniciar na empresa e as experiências precisam ser pensadas desde a fase de criação e divulgação de vagas.

Desenhe processos seletivos, avalie mais do que o currículo e a experiência, mas também o fit cultural entre candidato e empresa

Sempre dê feedback para todos que passarem pelos processos, sejam positivos ou negativos.

Tenha processos estruturados de onboarding, afinal, esse é um período crucial para o employee experience, já que consiste no processo de integração de um novo funcionário na empresa.

É nesse momento que o novo colaborador precisa se sentir acolhido. Não basta oferecer um dia de integração e depois deixar que o trabalhador aprenda tudo sozinho. Tenha esse cuidado como uma tarefa importante da gestão de pessoas.

É preciso acompanhar a jornada até o fim, ou seja, até nos desligamentos da empresa. É essencial entender o motivo das saídas e colher feedback daqueles que passaram pelos processos da organização.

4. Ofereça um ambiente de crescimento e valorização

Sabemos que muitas questões são importantes para se escolher um emprego e o salário é apenas um desses quesitos

Contar com possibilidade de crescimento profissional, autonomia, benefícios e muitos outros pontos é importante e decisivo para os trabalhadores.

Sendo assim, para melhorar o employee experience, é fundamental ser uma organização que incentiva o crescimento dos colaboradores, permitindo que eles desenvolvam suas habilidades e, consequentemente, aumentem suas responsabilidades.

Ter plano de carreira, firmar convênios com instituições de ensino, ter políticas de home office e outras ações pode ser interessante de acordo com o contexto do negócio.

Além disso, lembre-se da importância do reconhecimento, da valorização e do feedback contínuo. Ter líderes inspiradores faz toda a diferença no ambiente e no sucesso do employee experience.

5. Realize pesquisas organizacionais 

Ninguém melhor para falar do ambiente e da experiência interna do que o próprio colaborador, não é mesmo? 

Sendo assim, realize pesquisas internas e avalie as ações, colete feedback e melhore seu processo de employee experience com a ajuda daqueles que mais importam.

Conclusão 

Quando as empresas não se preocupam com a experiência de seus funcionários, certamente muitos processos saem pior do que o esperado.

Organizações que são capazes de se preocupar e cuidar genuinamente de seus colaboradores criam boas relações e fazem com que os objetivos do indivíduo e da empresa estejam os mais alinhados possível.

Employee experience vai além de um ambiente de trabalho descontraído e de uma decoração diferenciada. Seu significado se dá no reconhecimento, na valorização, na confiança, no propósito e na autonomia.

Colaboradores motivados e com boas experiências certamente fortalecem os negócios e ajudam no crescimento da organização, ou seja, faz bem para todo mundo, não é mesmo? 

O que você já tem investido em employee experience? Aproveite que agora você está mais por dentro do assunto e conheça mais sobre o Employee Net Promoter Score, o eNPS.

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