Como o data mining pode ajudar você a saber mais sobre o seu cliente

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Coletar dados é muito importante para conhecer os seus clientes e poder traçar novas estratégias, certo? Por isso, o data mining tem sido cada vez mais utilizado para auxiliar as empresas nessa importante tarefa.

Durante as etapas percorridas pelo consumidor, diversas são as informações que ele fornece e que, muitas vezes, não são aproveitadas pelas empresas.

Analisar o máximo de dados possível pode ser útil para melhorar a experiência do cliente e garantir bons resultados ao seu negócio.

Você conhece o data mining e sabe como ele pode ajudar você? Confira nosso artigo e fique por dentro do assunto agora mesmo!

O que é data mining?

Data mining é a ‘mineração de dados’, ou seja, é um processo que consiste em trabalhar os dados gerados na interação dos usuários com a empresa e transformá-los em informações relevantes para tomadas de decisões estratégicas.

Esse processo reúne técnicas e tecnologias que automatizam a leitura de informações, agrupando dados coletados, analisando padrões e, dessa forma, ajudando na predição de eventos específicos.

Esse conhecimento pode ser utilizado para melhorar a experiência do consumidor e o relacionamento dele com a empresa, identificar erros nos processos e guiar tomadas de decisões.

O data mining é importante, pois é baseado em dados reais, e não apenas em suposições do que acontece na interação entre sua empresa e o cliente.

Ele trabalha lado a lado com o Big Data, que monitora os passos dos consumidores através de suas visitas, interesses, pesquisas e diversas outras ações. Após isso, a mineração converte esses dados em conhecimento útil para os gestores.

As ferramentas de data mining analisam dados, descobrem problemas e oportunidades e fornecem diagnósticos de comportamento de negócios.

A sistemática desse processo engloba algumas etapas. São elas:

  • Exploração de dados;
  • Construção de modelos;
  • Definição de padrões;
  • Validação;
  • Verificação.

Nessas etapas, são utilizadas Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial e estatística.

Técnicas de data mining

A mineração de dados é uma área extensa que pode utilizar diversas técnicas para descobrir as informações necessárias.

Para você entender melhor essa tecnologia, veja algumas técnicas a seguir!

Redes neurais

O conceito de redes neurais é baseado no funcionamento do sistema nervoso central, formado por um conjunto complexo de neurônios que se comunicam e processam dados rapidamente.

O seu funcionamento tecnológico se dá através de redes que imitam o sistema de processamento de dados.

Assim como as decisões humanas são baseadas em experiências, a rede neural armazena informações através da repetição e aprendizagem.

Árvore de decisões

Essa técnica do data mining consiste em um fluxograma, com formato de árvore invertida, que explora possibilidades de decisões.

A árvore começa com um nó – a raiz – e se desdobra nos resultados prováveis – galhos – e nas hipóteses – folhas. Dessa forma, através do fluxo, as soluções são testadas.

Indução de regras

Essa é a técnica mais comum de data mining. Ela consiste em analisar a relação de itens de conjuntos para encontrar tendências e padrões de comportamento.

Esse modelo é muito utilizado pelo varejo através de identificações em itens comprados em conjunto. Por exemplo, quando alguém compra um sapato x, também adquire a meia y.

Dessa forma, essas regras são utilizadas para campanhas e alavancagem da segunda venda.

Quais os benefícios de utilizar o data mining?

Utilizar o data mining pode gerar diversos benefícios para as empresas, sendo a possibilidade de conhecer o cliente e a chance de personalizar suas ações alguns dos mais citados. Mas ele não serve só para isso!

Confira alguns motivos para adotar esse processo.

Identifica padrões de comportamento

Os hábitos e comportamentos de seus consumidores podem sinalizar riscos e identificar oportunidades de vendas.

Ao ter uma análise de dados, é possível entender o que grupos compram, o que está sendo vendido em conjunto e quais os melhores momentos de compra de determinados serviços, por exemplo.

Conhecer padrões fornece insumos para pensar em marketing, design, promoções, posicionamento de produtos e estratégias para estímulo de vendas e atração de clientes.

Auxilia na tomada de decisões

Com tanto conhecimento gerado pela mineração, é possível fazer planejamentos mais precisos e assertivos dentro do negócio.

Além disso, as informações virão de diversos setores, sendo possível deliberar sobre muitos departamentos e indicadores, como preço, qualidade, estoque, comunicação, entre outros.

Diminui riscos

Pensar estrategicamente também é pensar nas finanças e nos ganhos e perdas de caixa.

Ao fazer investimentos errados e não saber qual o foco da empresa, perde-se dinheiro sem necessidade.

Dessa forma, ao contar com dados e ter ações mais efetivas, diminui-se os riscos de investimentos errados e pode-se aumentar os retornos.

Como utilizar o data mining?  

A análise de banco de dados é a utilização mais básica dessa tecnologia, que pode se integrar a qualquer banco de informações que a empresa já utilize, como o CRM.

Ao agrupar informações, os gestores podem entender melhor o seu público, categorizando-os como acharem melhor.

Para iniciar o processo, é importante identificar suas fontes de dados, seja em lojas físicas ou digitais. É preciso mapear por onde entram as informações que os clientes trazem.

Tendo essa identificação, as fontes de dados passam a se alimentar e a fazer correlações buscando padrões através de instruções que podem ser predefinidas pelos gestores.

Com os dados em mãos, é hora de pensar em estratégias que podem ser úteis para o seu setor, aproximando os clientes e gerando retornos financeiros.

Conclusão

Coletar dados dos clientes é muito importante, mas é preciso saber o que fazer com eles e direcionar as informações para que elas sejam rentáveis para o negócio.

Ao utilizar o data mining, é possível personalizar ações e manter ainda mais o foco na qualidade da experiência do cliente. Ao aproximar o público da marca, maiores as chances de agregar fãs e ganhar influenciadores espontâneos para sua imagem.

Quais estratégias você já tem tomado na sua empresa com base em dados coletados? Aproveite que agora você sabe um pouco mais sobre o data mining e como ele pode ajudar você e conheça também sobre pesquisa de satisfação do cliente!

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