Cruzamento de Dados para Tomadas de Decisões

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Cruzamento de Dados

Diante de um cenário de evolução do setor varejista no Brasil, o comportamento dos consumidores vem se modificando e se adaptando constantemente. A tecnologia está cada vez mais presente no mercado. Auxiliando os consumidores a tomar a melhor decisão de compra, encontrando os produtos de seu interesse com mais facilidade. E para entender melhor o seu cliente os varejistas precisam ter dados sobre eles, fazer o cruzamento desses dados para gerar informações valiosas para o negócio.

Muitas vezes o consumidor nem precisa sair de casa para finalizar uma compra. Em alguns momentos a internet proporciona tomar conhecimento de algum produto, que até então não era de seu interesse. Com a facilidade de acesso à informação, comunicação com outras pessoas e referências podem despertar interesses que antes não existiam. Esse é o Marketing Digital, e por causa disso a opinião dos consumidores pode variar e mudar constantemente. O que dificulta o gerenciamento da satisfação por parte dos varejistas.

Nesse post vou abordar uma forma de como os comerciantes podem tomar decisões mais assertivas para melhorar e aumentar a satisfação dos seus consumidores de forma constante. Uma das ações primordiais para o varejista iniciar as tomadas de decisões é conhecer o seu cliente, obter o máximo de informações sobre ele.

Entretanto, não basta ter em mãos esses dados se não saber analisá-los e transformá-los em informações, gerar insights que podem melhorar o seu atendimento. Vamos analisar como o varejista pode gerar insights através de Cruzamento de Dados.

Análises

O cruzamento de dados tem o objetivo de facilitar o trabalho, analisar o comportamento dos consumidores e do atendimento oferecido a eles. Como por exemplo, em uma pesquisa de satisfação, filtrar os clientes que são DETRATORES (pessoas que não gostaram do atendimento e falam mal da empresa, NPS – Net Promoter Score) mas que gostaram de um determinado setor do estabelecimento.

Podendo analisar as respostas desses clientes para gerar insights para solucionar os problemas relacionados a atendimento ou ao produto oferecido. Pois se esse cliente gostou de um ponto específico da loja e outro não, existe um motivo para que ele esteja descontente com tal setor. O papel do Cruzamento de dados é justamente direcionar o varejista a tomar ações de melhorias baseadas nas informações obtidas, tornando as decisões mais assertivas.

O cruzamento de dados pode lhe auxiliar, não somente com seus clientes mas com seus colaboradores também. Pois com ele podemos levantar dados e informações de como o funcionário se vê dentro do seu estabelecimento, traçar perfis de funcionários, identificar possíveis destaques dentro do seu time. No momento em que um colaborador decidir deixar a empresa e até mesmo no momento da contratação de um novo colaborador.

Conhecer a fundo os clientes de uma empresa é essencial, não só para garantir a sobrevivência do empreendimento, mas também para otimizar processos e expandir o alcance da marca. As novas tecnologias que surgiram com o tempo certamente foram responsáveis por mudar paradigmas, além de transformar os modelos de negócios que são seguidos por empresários há décadas. As análises de dados também acompanharam essa evolução.

O que está acontecendo?

Muitas empresas praticavam análises de mercado com métodos específicos. Porém, acabaram por descobrir que suas práticas se tornaram defasadas diante das novas possibilidades. Uma das lições que presidentes e diretores de empresas aprenderam com a evolução do mercado consumidor é a impossibilidade de seguir modelos fixos de negócios.

Diariamente os negócios são transformados e alterados, sendo influenciados pelas constantes mudanças que ocorrem na sociedade. Os indicadores mudam a todo o momento. Entender melhor os desejos e o comportamento de compra dos consumidores por meio de um uso mais inteligente das informações disponíveis nos mais diferentes canais deve estar no centro das estratégias dos varejistas brasileiros.

Com base no cenário atual do setor varejista e a constante mudança no comportamento dos consumidores, devemos levantar alguns desafios e questionamentos. Esses questionamentos servem de base para a elaboração de uma solução para enfrentar os desafios e preparar o varejista a lidar com rapidez e eficiência em relação ao seu atendimento e ao gerenciamento da satisfação de seus clientes.

Questionamentos

  • “Eu realmente conheço meu cliente?”
  • “O que meu cliente pensa da minha loja?”
  • “O que os colaboradores pensam do local de trabalho?”
  • “Como eles que comportam em certas situações diante do cliente?”

E para obter essas informações, você deve coleta-las de forma rápida e eficiente. Pois é com base nesses dados que devem ser geradas novas idéias e insights para tomadas de ações mais assertivas. Tomar uma decisão importante sabendo o que deve ser mudado tem um grande poder de mudanças para sua loja. Esses dados deveriam ser analisados e de maneira rápida e clara, onde mostrarão possíveis comportamentos de seus clientes e assim tomar iniciativas de melhorias sobre o serviço disponibilizado como também melhorias para tornar o marketing mais assertivo. Com isso, visando melhorar o seu atendimento, melhorar a satisfação de seus clientes e consequentemente fidelizando cada vez mais consumidores. Tudo isso no menor tempo possível.

Estudo do Problema

cruzamento de dados

Como os varejistas podem acompanhar o andar evolutivo dos consumidores? O comércio vem sofrendo alterações constantes em seu meio, estão surgindo novas tecnologias que auxiliam o consumidor no processo de compra, com isso surgem também nossos interesses e novos comportamentos dos consumidores. Estas alterações vêm se destacando cada vez mais, e com elas vem a influência sobre a decisão de compra.

Consumidores trocam muitas informações entre si na internet, principalmente nas redes sociais. E se o varejista não estiver atento ao que está acontecendo e não conhecer o que os seus consumidores estão pensando e falando a respeito do seu estabelecimento, pode ter um impacto muito negativo para ele. Um número muito interessante de acordo com Philip Kotler, é que 95% dos clientes muito insatisfeitos não reclamam, simplesmente mudam de fornecedor. Ou seja, se o cliente reclama é porque ele se preocupa em continuar seu cliente. E isso deve ser considerado.

Esse tipo de divulgação é o que se alastra mais rápido e tem maior poder em influenciar outros consumidores. Pois assim sabem como foi o processo de compra de outras pessoas, sem ao menos botar os pés na loja.

Transformação

E estas divulgações que o varejista precisa transformá-las em positivas, irá impulsionar o seu marketing informal, melhorando as vendas, fidelizando mais clientes e melhorando seu atendimento. Mas de que maneira o varejista vai fazer isso? Conhecendo o seu cliente.

Para isso, o varejista precisa de alguma forma coletar as informações sobre seus consumidores. Mesmo que seja garimpando os dados direto nas redes sociais. O que pode ser muito trabalhoso e demandar muito tempo investido se feito de maneira manual. O ideal é que você tenha as próprias maneiras de coletar dados. Sendo por indicações, conversas com seus clientes ou pesquisas sobre como foi o atendimento e qual a opinião dos consumidores.

A maneira mais rápida de analisar os dados e gerar insights é através de pesquisas. Principalmente se forem digitais, pois pode avaliar todos os consumidores no mesmo âmbito. E encontrar padrões no comportamento, já que outras maneiras podem ser apenas assertivas para um pequeno grupo de consumidores.

Conclusão

Se aplicarmos estes conhecimentos, vamos conseguir insights usando o cruzamento de dados. Para tomar as decisões importantes de seus estabelecimentos, com muito mais solides, praticidade. E principalmente baseado em fatos que estão ocorrendo dentro e fora de sua empresa.

Tudo isso para melhorar o atendimento e a oferta de produtos com maior qualidade. Para proporcionar experiências boas para o consumidor na hora da compra. Aumentando o fluxo de vendas do varejista, fidelizando mais clientes, gerando mais vendas recorrentes. Garantindo ao consumidor que os varejistas estão preocupados com ele e sempre tentando melhorar o seu atendimento.

O Gorila App além de capturar os dados em diversos pontos de coletas, ainda proporciona a análise dos dados e análise das métricas, juntamente com o cruzamento de dados, gerando gráficos com muitas informações que podem alavancar e muito, o seu negócio.

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