Relacionamento Com Seu Cliente: Técnicas Para Melhora-lo

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Relacionamento Com Seu Cliente

Ter um bom relacionamento com seu clientes nem sempre é uma tarefa simples. Pois isso envolve comunicação, convivência, respeito mútuo e atitudes recíprocas. Se um dos lados desse relacionamento não cumpre o seu dever existe grande chance de quebra dessa relação.

Para que o cliente se sinta bem acolhido, você precisa realmente torná-lo seu amigo. Melhorar o relacionamento de maneira que a reciprocidade seja algo natural. Afinal quem não gosta de ser bem atendido? Não precisa, necessariamente, convidá-lo para almoçar. Mas manter proximidade, chamá-lo pelo nome já é um grande avanço. Isso faz com que o seu cliente sinta uma empatia maior por sua empresa. Tornando o relacionamento mais pessoal, saindo das frases decoradas e formalidades desnecessárias em alguns momentos.

Entretanto algumas empresas ainda apresentam algumas condutas como: má recepção, demora no atendimento, insistência, entre outros. Que fazem com que o cliente perca o afeto com sua empresa. Quebrando os laços de relacionamento com você e sendo muito difícil restabelece-lo novamente.

 

Técnicas para Melhorar o Relacionamento

Relacionamento com seu Cliente

Essas técnicas de relacionamento dependem de dois requisitos para serem usadas: tecnologia e pessoas. Enquanto a tecnologia é usada como suporte para dar conta do aparato burocrático. As pessoas farão a parte do relacionamento com o cliente. Porém, você vai perceber que cada uma das técnicas usa tanto tecnologia, quanto pessoas, simultaneamente.

Quando uma empresa está em evolução, é natural que o número de clientes aumente. Dessa forma, fica difícil administrar todas as informações necessárias para prestar um atendimento personalizado, seja por telefone ou qualquer outro meio de comunicação. A solução mais prática é implantar um sistema de CRM (Customer Relationship Management)  para gerenciar o Relacionamento com o consumidor.

É importante também ampliar os canais de comunicação com seu cliente. Empresas que não utilizam diferentes meios de relacionamento com clientes estão ficando para trás no mercado. O clientes gosta de rapidez, tanto na hora de buscar informações como no momento de finalizar um pedido. Por isso é importante saber quais os meios de comunicação que seu publico alvo mais utiliza. Podendo assim melhorar e aproximar ainda mais o relacionamento, tornando ainda mais pessoal.

 

Faça relatórios e os tenha em mãos

Primeiramente, conheça seus clientes. Não adianta mais atender uma grande quantidade de clientes se você não consegue colher,  monitorar e analisar dados relevantes sobre eles. Estamos falando de criar um laço de relacionamento. Mas como criar um, se você não consegue entender o que os clientes querem? Procure saber quais são os problemas vivenciados pelo seu cliente. Qual a faixa etária média, sexo, renda, localização e quais as expectativas dessas pessoas? Conhecer o perfil do público-alvo é uma necessidade e indispensável para atrair e reter o consumidor. 

Gorila App é uma ferramenta moderna e robusta que pode prover esses dados de maneira organizada. Apresenta gráficos de maneira que você tenha uma visão dos seus consumidores. Além de um escopo geral do perfil de consumo de todos os seus clientes. 

Crie uma cultura de atendimento contextualizado

Atenda seu cliente dentro de um contexto. Treine seus operadores e tenha ferramentas que possam entender a jornada de seu cliente em todas as suas etapas. Pare de perguntar coisas que ele provavelmente já contou para a empresa (como dados de contato, ou até mesmo o problema que ele está vivenciando). Saiba como tomar as atitudes necessárias a partir das informações que você já tem.

Unifique os pontos de contato com o cliente

relacionamento com seu cliente - omnichannel

O conceito de omnichannel integração entre lojas físicas, virtuais e o consumidor tem se espalhado vastamente no varejo, mas também tem se aplicado no atendimento. Não basta fornecer múltiplos canais de atendimento. É preciso que todos estejam conectados, e retenham informações sobre os clientes. Para que assim essas informações possam ser aplicadas em melhorias contínuas no relacionamento.

Utilize o feedback dos clientes

Depois que você já possui a tecnologia e os recursos que o Gorila pode lhe oferecer  para criar uma cultura de atendimento contextualizado, e unificar os pontos de contato com o cliente, vai conseguir extrair feedbacks com muita facilidade. Mas não pare por aí: utilize esses feedbacks para aplicar nos processos internos da empresa, evitando futuros erros e melhorando continuamente a experiência de seus clientes.

Relacionamento com seus funcionários, Valorize-os

Seus funcionários precisam ser empoderados para tomar decisões, sejam elas financeiras, ou estratégicas, naquilo que cabe a eles resolver. E issopode ser muita coisa. Fluxos burocráticos de tomadas de decisão vão contra um processo de criação de um relacionamento com o seu cliente. Crie um programa de treinamento e capacitação, e entregue o máximo de decisões nas mãos de seus funcionários. 

Seja proativo

Extrair dados e feedbacks para fazer melhorias contínuas, é um primeiro passo para garantir um atendimento com maior vínculo com o cliente. Mas você pode avançar um nível na personalização se for proativo. Com a tecnologia robusta do Gorila para analisar os dados e unificar os pontos de contato com seus clientes, utilize as informações para levar soluções para seus clientes antes que eles encontrem o problema. E, acredite: é possível!

Estar ativo na Internet ajuda no relacionamento com cliente

Relacionamento com cliente - esteja ativo na internet

O melhor lugar para uma empresa estar é onde o público está. Por esse motivo, é preciso estar ativo na internet, interagir com o público. Existem inúmeras opções de redes sociais, basta escolher os canais mais usados do seu público. Ao mesmo tempo que estará melhorando o relacionamento com clientes, também estará usando a internet como vitrine para novos consumidores.

Independente de qual ou quais redes sociais ou meios de comunicação na internet você escolha, sempre preze pela qualidade. Sua empresa precisa manter sempre uma boa imagem para se manter atrativa a novos negócios. Um ditado que eu gosto muito é:

“Quem não é visto, não é lembrado!”

Por isso é indispensável que você faça interações regulares com seu público. Além de fazer posts periodicamente, de preferencia uma vez por semana, se possível todos os dias. Quanto mais conteúdo na internet você apresentar, mais autoridade você vai adquirindo. Melhorando e ampliando ainda mais o relacionamento com seu cliente.

 

Conclusão

Nunca se esqueça de que o cliente tem sempre razão, afinal é ele que mantém o seu negócio em funcionamento. Seguindo esses passos,aplicando melhorias no relacionamento, suas chances de os consumidores do seu produto saírem satisfeitos são extremamente altas. Com isso, o cliente tende a voltar a comprar na sua empresa, indicá-la para conhecidos, e o melhor, falar bem de sua loja, o que ainda é um marketing fantástico.

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