O Que é Uma Pesquisa Top of Mind? #GorilaResponde

O Top of Mind é uma métrica de pesquisa que é utilizada para que as marcas consigam medir o quão lembradas são pelos consumidores. É muito utilizada em grandes empresas que atuam em um, ou mais segmentos de mercado.

A principal pergunta é muito simples: quando estamos falando em um determinado segmento, qual é a primeira marca que vem em sua cabeça?

Por mais que essa pergunta seja a principal característica desta métrica, precisamos de mais informações para realizá-la com sucesso!

Como se trata de uma pesquisa por amostragem de população, temos que pegar mais informações para conseguirmos mensurar os resultados com assertividade. Portando, perguntas como idade, sexo, localização onde o pesquisado mora, emprego, classe social, entre outros fatores, que podem ser relevantes a marca.

 

Em qual formato devo aplicar?

Podemos realizar a pesquisa Top of Mind em dois formatos: espontâneo e induzido.

No formato espontâneo, o entrevistado não recebe nenhum nome ou sugestão de qual é a marca que primeiro vem em sua cabeça.

Já no induzido, o pesquisado recebe algumas sugestões de marca, essa abordagem é interessante, para traçar estratégias de marketing quando você deseja saber como está a sua empresa em relação a um concorrente direto.

 

Concluindo

Adoro está métrica pois conseguimos estabelecer uma visão da força em que a sua marca possui no mercado. E também se as suas estratégias de marketing estão sendo direcionadas e aplicadas com sucesso com o seu público alvo. Além, é claro, de poder identificar novas oportunidades e nichos para lançamentos de novos produtos ou serviços.

Ficou alguma dúvida? Entre em contato com os especialistas do Gorila 🙂 contato@gorilaapp.com.br

 

Deixe aqui seu comentário

comments