A Importância da Pesquisa de Satisfação com os Clientes

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Pesquisa de satisfação: conheça os benefícios para empresas e clientes

Pesquisa de Satisfação, sabemos que não é de hoje que a sua importância é vital para negócios e qualquer tipo de serviço. A pesquisa é uma ótima aliada para as empresas no cenário do consumidor 3.0.

Mas hoje já é possível ter essa pesquisa de satisfação do cliente de forma ágil e prática do que antigamente. Possuímos diversas ferramentas e maneiras de obter este feedback tão importante que a pesquisa nos oferece.

Então fique ligado neste artigo que irá abordar tudo sobre a importância da pesquisa de satisfação de cliente. Veja como utilizá-lá e fazer e ter o diferencial no seu negócio.

Mas o que vem a ser Pesquisa:

É um instrumento de grande importância para o sucesso de uma empresa e de um pesquisador.

Pesquisas são ações de buscas de conhecimentos em determinadas áreas de atuação. São expectativas e necessidades do mercado. Para obter ás pesquisas é necessário que haja a interação, contato contínuo com um determinado grupo ou mercado (Fornecedores, concorrentes, consumidores, revendedores). As pesquisas de mercado, por exemplo, é o “link” Que permite a interação com a realidade do mercado estudado.

Para Gil (1999, p.42), a pesquisa tem um caráter pragmático, “O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para problemas mediante o emprego de procedimentos científicos”.

Existem métodos e regras para as pesquisas. As mesmas, não podem ser feitas em determinadas formas que não comprovem fatos verídicos eficazes aos resultados obtidos, uma vez que, com essa ferramenta de gestão participamos do processo de coleta de dados úteis a toma de decisões na elaboração de projetos.

Do ponto de vista da forma de abordagem do problema pode ser:

Quantitativa ou qualitativa (Gil, 1991).

Quantitativa – considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas (percentagem, média, moda, mediana, desvio-padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão, etc.)

Qualitativa – A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa. Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O ambiente natural é a fonte direta para coleta de dados e o pesquisador é o instrumento-chave. É descritiva. Os pesquisadores tendem a analisar seus dados indutivamente. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem.

Do ponto de vista de seus objetivos (Gil,1991):

Exploratórias – As exploratórias têm o objetivo de orientar e formular hipótese. É estabelecidos critérios, métodos e técnicas para a exploração do conteúdo; visa à descoberta, o achado ou a explicação daqueles que não eram aceitos e evidentes. É importante para evitar a perda de tempo e de recursos que representaria o trabalho de pesquisar o mercado para um negócio que não pode ser implantado. Ex: Antes pesquisar qual tipo de loja pode ser fundado é necessário primeiro se checar se o local é apropriado pela legislação Brasileira para a existência de um determinado empreendimento.

Descritivas – Realiza-se o estudo, a análise o registro e a interpretação dos fatos do campo pesquisado sem interferência do pesquisador. Visa a identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo.

Explicativas – Registram fatos, analisa-os, interpreta-os e identifica suas causas. Visa ampliar generalizações, definir leis amplas, estruturar e definir modelos teóricos e reunir hipótese em uma visão mais unitária.

Conclusivas (SEBRAE, 2001) – são as que se destinam a responder um questionamento específico. Por exemplo: Verificar se o ponto comercial inicialmente escolhido apresenta um potencial de vendas superior a 100 refeições diárias ou descobrir que tipo de comida agrada mais o paladar dos possíveis frequentadores do estabelecimento.


E Porque da sua importância:

A importância da Pesquisa de Satisfação(Veja neste artigo o que é pesquisa de Satisfação) com os clientes torna-se mais claro e objetivo para as empresas quando elas conseguem visualizar a sua real importância e que consigam se alinhar estrategicamente.

Conhecer profundamente os gostos e necessidades dos clientes, bem como o que lhes causa insatisfação, é a chave para que as empresas mantenham um relacionamento saudável e duradouro com estes que são sua principal razão de existência.

A Importância da Pesquisa de Satisfação com os clientes torna isso mais claro e objetivo para a empresa alinha-se diante do mercado competitivo.

A pesquisa de satisfação é um mecanismo que possibilita com que organizações percebam se estão de fato realizando um trabalho satisfatório no que se refere aos produtos vendidos ou serviços prestados. Conheça as principais definições desse tipo de levantamento:

 

pesquisa
Pesquisa na FVB

 

1- A Importância da Pesquisa de Satisfação: como se caracteriza a pesquisa que visa medir o grau de satisfação:

Inicialmente, é imprescindível que a empresa possua um ou mais canais de comunicação com o consumidor. A pesquisa de satisfação consiste em uma série de questionamentos respondidos pelo cliente. De forma a expressar o grau de contentamento que ele apresenta em relação a algo relacionado à determinada organização. Ou até mesmo referente à totalidade do atendimento prestado.

2- Como podem ser feitas as pesquisas dessa natureza:

Em tempos passados as pesquisas de satisfação já apareciam, embora as companhias não dispusesse ainda de mecanismos tecnológicos mais avançados.

Na atualidade, ferramentas como o Gorila App permitem uma extensa gama de abordagens ao cliente, além de simplificar o controle sobre os dados coletados. É importante, também, que se saiba o que perguntar ao consumidor, a fim de se obter respostas cruciais para o que for mais importante em determinado momento.

3- Qual sua importância para os clientes:

Com um entrosamento maior, empresas e consumidores passam a caminhar em consonância. Dessa forma, ao expressar o que realmente acha de algum produto, por exemplo, o cliente tem o poder de modificar o que não lhe satisfaz.

Ainda que isso não ocorra de forma imediata, as organizações têm dado cada vez mais atenção a esses indicativos, pois representam a imagem que as pessoas têm do que lhes é oferecido. Sabendo-se claramente o que deve ser melhorado ou mantido, muitas empresas desenvolvem trabalhos voltados para esse enfoque e vêem nisso algo muito positivo.

4- Como as empresas se beneficiam de sua aplicação:

Embora possa parecer evidente que as organizações consigam muitos benefícios quando da aplicação das pesquisas de satisfação, o assunto possui vertentes ainda mais aprofundadas. Mudanças nos rumos da gestão podem ser adotadas, uma vez que a companhia sabe que algo não agrada à sua clientela.

Os pontos que os clientes classificam como positivos também merecem atenção, pois podem ser uma importante arma para se vencer a concorrência que se acirra cada vez mais nos dias atuais. De modo geral, essa modalidade de pesquisa é indispensável quando se deseja alcançar lucratividade e estabilidade no mercado onde se atua.

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