Atendimento Como Vantagem Competitiva

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O atendimento é um pré-requisito chave, que define se as pessoas vão comprar na empresa x ou y.

Sem dúvidas existem mais variáveis sobre o que impacta na decisão do cliente adquirir um produto em determinado local.

Pode ser pela disponibilidade dos mesmos benefícios que os concorrentes, por um custo mais baixo, ou entregando produtos com design e tecnologia de melhor qualidade.

Atendimento como vantagem competitiva
Atendimento como vantagem competitiva

Levando isso em conta, devemos ficar de olho em nossos concorrentes. Sempre saber o que estão fazendo para ficar na frente, não é isso? Não, não é isso!

Esqueça seus concorrentes, pense nos seus clientes em primeiro lugar. Seus concorrentes não vão comprar de você, então concentre suas forças em quem faz sua empresa hoje.

Você não consegue conquistar seu cliente com o seu atendimento?

Os clientes serão mais fiéis ao receber a atenção necessária, sendo bem atendidos e respeitados como gostariam.

Nada disso é novidade, mas a grande dificuldade é saber se o seu atendimento está realmente sendo o grande diferencial que você busca, e não há ninguém melhor para responder a essa dúvida do que o seu próprio cliente.

Pensando em diferencial no atendimento, temos um relato de experiência.

Recentemente visitei uma empresa que trabalha com persianas. onde Além de ter um ambiente agradável e com produtos de qualidade, o atendimento é feito individualmente, com música ao fundo e um passeio para conhecer toda a loja.

Algo realmente exclusivo, vai além de uma simples fala, pois atenção total ao cliente, o que faz disso um diferencial competitivo.

Um bom atendimento não restringe-se apenas a ser legal com o cliente. É preciso também, apresentar uma experiência e um contexto que faça com que ele lembre de sua empresa, quando a visitou, comprou online ou usou o seu produto.

É muito importante levar em conta que o atendimento inicia antes do cliente entrar em contato diretamente com você

Ele poderá passar na frente da sua empresa, pesquisar sobre ela na internet, ou perguntar para amigos.

Todas essas informações geram inconscientemente uma expectativa de como é a sua empresa. Seu trabalho é superar o que o cliente pensa, para conquistá-lo e deixa-lo satisfeito.

Então eu só preciso ler pensamentos para conquistar e atender bem o meu cliente?!

Seria legal, mas vamos pelo mais simples, a boa e velha pergunta. Pesquise sobre seu cliente da mesma forma como ele pesquisa sobre você. 

Eles querem e vão falar, principalmente quando foram mal atendidos.

Quando foi a última vez que você fez uma pesquisa de qualidade, perguntou se as pessoas têm alguma sugestão ou reclamação?

Ainda mais importante, quando tomou alguma atitude em relação ao atendimento, a partir dos dados que você levantou?

Existem ferramentas incríveis, que podem ajudar sua empresa a saber o que o seu público está pensando. Simplesmente com perguntas que você mesmo pode fazer.

O mais importante é ter acesso a todos esses dados em tempo real, possibilitando uma ação rápida, antes que o seu cliente saia da sua empresa ou pense em ficar decepcionado.

Isso gera um novo tipo de experiência, pois a expectativa que antes poderia ser negativa, converte-se em um atendimento de extrema velocidade.

Utilize gatilhos mentais para atender e vender mais!

O comportamento automático predomina em grande parte das ações humanas, porque em muitos casos, é a forma mais eficiente de comportamento, ou porque é simplesmente necessário.

Não dispomos de tempo, energia ou capacidade para analisar, entender e raciocinar sobre tudo, então para o nosso cérebro não se desgastar, criamos gatilhos ou estereótipos para ativar certos comportamentos.

Alguns estereótipos são comuns no nosso dia-a-dia, como por exemplo “Caro é igual a bom” ou “Se um especialista disso isso, deve ser verdade”.

Esse segundo é muito interessante, pois podemos utilizar uma equipe de vendas com experts no assunto, atrelada a uma experiência agradável para o cliente.

Reunindo essas duas características, podemos simplificar o processo de decisão, conquistando o cliente e fazendo com que ele entre em um modo de reação automática.

Treinar a equipe de vendas para explorar, identificar e aplicar comportamentos automáticos, pode resultar em resultados muito positivos.

Comportamentos automáticos são ativados onde menos esperamos

Imagine você abordado por um simples escoteiro, vendendo ingressos para um festival realizado por eles. O valor do ingresso é alto e você não tem interesse, então o pedido é negado.

Logo após você negar a oferta, o escoteiro oferece um biscoito, mais barato e que chama mais a sua atenção que o ingresso oferecido.

Grande parte das pessoas que não compram o ingresso, aceitariam os biscoitos, pois foram manipulados por comportamentos automáticos.

Quando alguém nega o primeiro pedido que o escoteiro fez, sendo extremamente gentil e alegre, mostrando que ama o que faz, nos sentimos na obrigação de comprar, mesmo não tendo realmente interesse nos biscoitos.

O fato ocorrido com o escoteiro, é um exemplo simples dos impactos ao explorar comportamentos automáticos com um bom atendimento.

Podemos gerar maiores resultados em vendas, fazendo algo não muito complexo. Imagine agora, quantas vezes você já foi influenciado sem perceber.

Entender o seu cliente, é o primeiro passo para encontrar comportamentos, que são padrões do seu público alvo.

O que devo aplicar em meu negócio?

Infelizmente não existe uma receita de bolo que podemos usar em qualquer negócio. O que você deve fazer em primeiro lugar, é saber para quem você está vendendo.

Quem é o seu público alvo, como ele prefere ser abordado, qual a melhor maneira de se comunicar (redes sociais, presencialmente, e-mail).

Após conhecer cada detalhe do seu cliente, é possível criar estratégias, onde o centro e o objetivo é sempre o seu público.

Nunca se esqueça, o atendimento não acontece somente uma vez, quando o consumidor compra de você. Ele é feito constantemente a todo contato que o cliente tem com a sua empresa.

Um atendimento de qualidade é o mínimo que as pessoas esperam das empresas. O grande diferencial que podemos adotar nesse aspecto é fazer a agilidade, a criatividade e a experiência andarem juntas na hora de buscar impactar o seu público.

Acesse: www.gorilaapp.com.br e experimente essa ferramenta fantástica!

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