5 Tipos de Pesquisa Para Ajudar Você a Entender o Seu Cliente

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Realizar pesquisa é uma técnica já utilizada há tempos, e ainda muito útil.

Muitas vezes nos deparamos com incertezas sobre o comportamento dos nossos clientes com relação a um novo produto, serviço, ou uma simples mudança de layout da loja, por exemplo. Nada melhor para tirar esse desconforto do que conversar com o seu cliente, seja através de uma abordagem profissional de uma empresa de pesquisa, ou de uma simples conversa. Interagir com o seu cliente continua sendo a melhor forma de solidificar o seu negócio, pois quem faz girar a roda é ele. E se o cliente não estiver satisfeito, nada acontece.

Algumas técnicas utilizadas:

  • Pesquisa qualitativa, com abordagem mais ampla, e com perguntas abertas.
  • Pesquisa quantitativa, onde você já delimita a informação que quer saber, para ter um resultado numérico e quantificado, como o próprio nome diz.
  • Focus Group, ocorre quando alguns clientes são convidados a discutir ou interagir com um produto em um determinado ambiente.
  • Observação pode ser através das câmeras do estabelecimento, ou visualização ao vivo do comportamento do cliente na empresa.
  • Etnografia, quando o profissional de pesquisa entra no convívio diário das pessoas/clientes, trazendo informações muito ricas, que às vezes passam despercebidas em abordagens tradicionais.

O pior lugar para tomar decisões estratégicas da sua marca, é sentado na mesa de trabalho. Se você deseja quer entender mais o seu cliente, dê o primeiro passo e vá a campo, ou então, procure uma empresa especializada para lhe dar este suporte.

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